Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4388
Autor(es): Bianchi, Vaniria Lysyk Teixeira
Orientador: Ana Maria Teresa Benevides Pereira
Título: A motivação de professores para o uso do laboratório de ciências no ensino de biologia
Título(s) alternativo(s): The motivation of teachers for using science lab in the biology teaching.
Banca: Fernanda Aparecida Meglhioratti - UNIOESTE
Banca: Luzia Marta Bellini - UEM
Banca: Solange Franci Raimundo Yaegashi - UEM
Palavras-chave: Ensino de Ciências;Motivação intrínseca e extrínseca;Professores;Uso de laboratório;Laboratório didático;Ensino de ciências;Toledo;Paraná (Estado);Brasil.;Science education;Intrinsic and extrinsic motivation;Didactic laboratory;Toledo;Paraná;State;Brazil.
Data do documento: 2012
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Resumo: O ensino de Biologia foi inserido nos currículos escolares brasileiros na década de 30. Como em outros países, nesse período o ensino das ciências se desenvolveu em parceria com associações de cientistas, professores e educadores vinculados a centros ou comitês, objetivando a produção de materiais para o atual ensino médio. No entanto, os materiais produzidos foram transformados em manuais didáticos, que seguiam sistematicamente as etapas do método científico. Com o passar das décadas a própria noção sobre a construção da ciência e método científico foi revista e o processo de experimentação científica na escola também foi visto dentro de um processo investigativo de construção do conhecimento. Considerando a importância da realização de experimentos e do uso do laboratório didático, procura-se avaliar, neste trabalho, a motivação dos professores de biologia para o uso do laboratório didático de ciências, com base na teoria da autodeterminação proposta por Deci e Ryan (2010). A motivação permite determinar a intensidade e a persistência do nosso comportamento na realização e atividades pessoais ou profissionais, sendo que as pessoas necessitam sentirem-se competentes e autodeterminadas para estarem intrinsecamente motivadas. Foi realizado um levantamento quantitativo sobre o número de colégios que estão vinculadas à rede Estadual de ensino do Estado do Paraná que oferecem Ensino Médio, computando os que possuíam laboratório de ciências e quantos eram efetivamente utilizados, além de verificar quantos laboratórios possuem a presença de um laboratorista. A pesquisa qualitativa envolveu entrevista de nove professores de biologia que ministravam aula em laboratórios de ciências da rede pública Estadual de Ensino do Município de Toledo, com o intuito de levantar informações sobre a motivação extrínseca e intrínseca sobre a utilização do laboratório de ciências e a utilização de atividades experimentais em suas aulas. As entrevistas geraram a formação de seis categorias e doze subcategorias que foram construídas conforme proposto por Bardin (1977). Obtivemos como resultados informações a respeito de 32 Núcleos Regionais de Educação que possuem em sua jurisdição 1866 colégios que atendem ensino médio, dos quais 1245 possuem laboratório escolar, sendo constatado que 861 laboratórios são utilizados pelos professores de biologia. Desses 861 laboratórios somente 191 possuem laboratorista. De acordo com a teoria da autodeterminação, verificamos que os professores entrevistados não são desmotivados, mas identificamos os seguintes fatores que levam os professores a desenvolver desmotivação: excesso de alunos; dificuldades na preparação das aulas práticas, envolvendo questões metodológicas, conceituais, epistemológicas e procedimentais; falta de laboratorista; e tempo para preparação das aulas práticas. Esta pesquisa abordou a área de psicologia e biologia, mesmo com a perspectiva interdisciplinar ambas apontaram uma ausência de políticas públicas estadual e federal para o uso do laboratório e laboratorista no ensino de ciências. Sobre os aspectos motivacionais dos professores do município de Toledo, PR estes foram identificados em vários tipos de regulação motivacional intrínseca e extrínseca. A maioria dos professores foi categorizada na Regulação por Integração que é um grau no processo de motivação que mais se aproxima do polo intrínseco, considerado o mais autêntico e desejável.
Abstract: The teaching of Biology was inserted into school curricula in Brazil in the 30s. As in other countries during this period the teaching of science was developed in partnership with associations of scientists, teachers and educators linked to centers or committees with the objective of producing materials for the current school. However, the produced materials were gradually transformed into textbooks that systematically followed the steps of the scientific method. Over the decades the notion of the construction of science and scientific method was revised and the process of scientific experimentation in schools was also seen within the investigative process of knowledge construction. Considering the importance of conducting experiments and the use of the teaching laboratory, this work aims to assess the motivation of biology teachers to use the science teaching laboratory based on self-determination theory proposed by Deci and Ryan (2010). The motivation to determine the intensity and persistence of our behavior and personal or professional activities, considering that people need to feel competent and self-determined to be intrinsically motivated. We conducted a quantitative survey on the number of institutions that are linked to the public education network in the state of Paraná and are high schools. The idea was to see which ones had science labs, how many were actually used, and how many labs have a laboratory technician. The qualitative research included interviews with nine biology teachers who taught classes in science laboratories of state public schools in the town of Toledo, in order to gather information about the extrinsic and intrinsic motivation on the use of the science laboratory and the use of experimental activities in their classes. The interviews led to the formation of six categories and twelve subcategories that were constructed as proposed by Bardin (1977). The results obtained were informations about the 32 Regional Centers of Education that have 1866 institutions that are high schools, of which 1245 have a laboratory school, but just 861 laboratories are used by biology teachers. Only 191 of these 861 laboratories have a laboratory technician. According to self-determination theory, we found out that the interviewed teachers are motivated, but we identified the following factors that lead teachers to not develop motivation: too much students in class; difficulties in the preparation of practical classes due to methodological, conceptual, epistemological, and procedural issues; lack of a laboratory technician and time for preparation of practical classes. This study aimed the areas of psychology and biology, but even with an interdisciplinary perspective, both showed a lack of a state public policy on the use of the laboratory and the laboratory technician in science education. Motivational aspects of teachers in the town of Toledo, Paraná were identified in several types of intrinsic and extrinsic motivational control. Most teachers were categorized in the Control by Integration, which is a degree in the motivation process that is the closest to the intrinsic pole, considered the most authentic and desirable one.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4388
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000197980.pdf1,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.