Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4390
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, João Ricardo Neves dapt_BR
dc.date.accessioned2018-04-23T19:20:43Z-
dc.date.available2018-04-23T19:20:43Z-
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4390-
dc.description.abstractThe aim of this study is to investigate the role of teachers' involvement in groups of study/discussion of Contemporary and Modern Physics topics in the formation of characteristics recommended by theoretical referentials which systematize the work of teachers' education. It is based on the assumption that study groups / discussion can have a very significant effect on teachers' continuing education, mainly when new subjects are dealt for these, such as Contemporary and Modern Physics. The studied groups operate in Parana and São Paulo states, as they are groups which have the same work method, besides different characteristics. From Discourse Textual Analysis techniques, it was possible to categorize the teachers' reports in a meeting diary, in which the discourse was deconstructed in search of the characteristics proposed by theoretical referentials as important for teachers in science. Through this research, it can be concluded that the study / discussion methodology may have rather important effects regarding the acquisition of reflection-in-action and autonomy characteristics by teachers who are involved in the discussions, apart from promoting an important discussion about the theoretical and practical approaches between the reflection-in-action concepts and teacher autonomy and also led to a change in the teachers' vision about the study in group and the upgrading Physics curriculum importance.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectFormação continuada de professorespt_BR
dc.subjectFísica modernapt_BR
dc.subjectAutonomia docentept_BR
dc.titleAnálise da formação continuada de professores mediante participação em um grupo de estudos/discussão de física moderna e contemporâneapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Lizete Maria Orquiza de Carvalho - UNESP-
dc.contributor.referee2Antonio Medina Neto - UEM-
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é investigar o papel da participação de professores em dois grupos de estudo/discussão de tópicos de Física Moderna e Contemporânea na formação de características recomendadas pelos referenciais teóricos que sistematizam os trabalhos de formação de professores, baseando-se na hipótese de que grupos de estudo/discussão podem surtir um efeito bastante significativo na formação continuada dos professores, principalmente quando são tratados assuntos novos para estes, tais como os de Física Moderna e Contemporânea. Os grupos estudados funcionam nos estados de Paraná e São Paulo, uma vez que são grupos que possuem a mesma metodologia de trabalho, porém com características diferentes. A partir das técnicas da Análise Textual Discursiva, foi possível categorizar os relatos dos professores em um diário de reunião, a partir dos quais os discursos foram desconstruídos em busca das características propostas pelos referenciais teóricos como importantes aos docentes em Ciências. Com esta pesquisa, pôde-se concluir que a metodologia de estudos/discussão pode surtir efeitos bastante importantes no que concerne à aquisição de características de reflexão-na-ação e autonomia por professores que participam das discussões, além de promover uma importante discussão sobre as aproximações teóricas e práticas existentes entre as concepções de reflexão-na-ação e de autonomia docente e também provocar uma mudança na visão que estes têm sobre a importância do estudo em grupo e sobre a importância da atualização do currículo de Física.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Exatas e da Terrapt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical126 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Matemáticapt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exataspt_BR
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000182436.pdf2,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.