Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4392
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPolônia Altoé Fusinatopt_BR
dc.contributor.authorIbanes, Sueli Aparecidapt_BR
dc.date.accessioned2018-04-23T19:20:43Z-
dc.date.available2018-04-23T19:20:43Z-
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4392-
dc.description.abstractThis study presents a discussion on what physics content, for the first year of high school, teachers select to work with students. The approach to this issue was due to the necessity of understanding that the knowledge of Physics presented to students of high school are not simple objects of nature, or nature itself, but models developed by humans in order to explain it and understand it. In recent decades, with the expansion of public basic education offer, and consequently, a greater presence of people of the lower classes at school, there was a broadening of the debate on basic education in the country and what is intended in this stage of education in training people. Aiming at the understanding of this problem, the research was developed in two schools in the Regional Center of Maringá Education, a total of 24 classes, which are divided into three shifts, morning, afternoon and evening. These 24 groups were divided among eight teachers, and of these, only two have degree in physics in their initial training. He attempted to theoretical support for scholars who discuss the curriculum of Physics and official documents. It was used for data analysis qualitative method with document analysis, using analysis of Bardin content (2011). For data analysis, we categorize the information obtained, a feature that allowed to infer that the records analyzed indicate a selection of supported content for the textbook, it was also possible to see that there is a tendency to maintain the same content sequence already worked over the years.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.subjectCurrículospt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectConteúdo de físicapt_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectCurriculumen
dc.subjectContenten
dc.subjectPhysics Teachingen
dc.subjectHigh schoolen
dc.subjectBrazil.en
dc.titleAnálise do conteúdo no currículo de física para ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeContent analysis in physics curriculum for secondary educationen
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Adriana da Silva Fontes - UFTR
dc.contributor.referee2Ana Lúcia Olivo Rosas Moreira - UEM
dc.description.resumoO presente estudo apresenta uma discussão sobre quais conteúdos de Física, relativos ao primeiro ano do Ensino Médio, os professores selecionam para trabalhar com os alunos. A abordagem sobre essa temática deu-se pela necessidade da compreensão de que os conhecimentos de Física apresentados aos educandos do Ensino Médio não são simples objetos da natureza, ou a própria natureza, mas modelos elaborados pelo ser humano com o objetivo de explicá-la e entendê-la. Nas últimas décadas, com a ampliação da oferta de educação básica pública, e consequentemente, a maior presença de indivíduos das classes menos favorecidas no espaço escolar, houve uma ampliação do debate sobre o ensino básico no país e o que se pretende dessa etapa da educação na formação das pessoas. Visando a compreensão dessa problemática, a pesquisa foi desenvolvida em duas escolas do Núcleo Regional de Educação de Maringá, num total de 24 turmas, sendo estas, divididas em três turnos, manhã, tarde e noite. Essas 24 turmas foram divididas entre 8 professores, sendo que destes, apenas dois possuem licenciatura em Física em sua formação inicial. Buscou-se suporte teórico em estudiosos que discutem o currículo de Física e documentos oficiais. Utilizou-se para a análise dos dados o método qualitativo com análise documental, usando análise de conteúdos de Bardin (2011). Para a análise dos dados, categorizamos as informações obtidas, recurso que permitiu inferir que os registros analisados indicam uma seleção de conteúdos amparada pelo livro didático, também foi possível perceber que existe uma tendência em manter a mesma sequência de conteúdos já trabalhada ao longo dos anos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Exatas e da Terrapt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical95 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Matemáticapt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exataspt_BR
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000223794.pdf4,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.