Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4393
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLuzia Marta Bellinipt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Rosineide de Jesuspt_BR
dc.date.accessioned2018-04-23T19:20:43Z-
dc.date.available2018-04-23T19:20:43Z-
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4393-
dc.description.abstractThe objective of this study is to analyze the process of formulation and implementation of the State Curriculum Guidelines - DCE, and the Science Teaching State Curriculum Guidelines - DCC in opposition to PCN in the state of Paraná. To accomplish the investigation the methodological procedures were: analysis of official and preliminary documents of Curriculum Guidelines of Paraná state; interviews with three groups of teachers: curriculum guidelines manufacturers or synthesizers, SEED, teachers of GP (Permanent Group) and teachers of basic education who received instructions to work effectively in classroom. The data were examined by Analysis of Content proposed by Laurence Bardin (1997). The results of our research showed that the DCC and the DCE keep, in general terms, two theoretical frameworks: the political, defined by choice of marxism to affirm the social dimensions that exist in a society of classes and to oppose the neoliberal view SEED says existing in PCN. The second point is related to the pedagogical concept that supports learning, Vygostsky theory and Ausubel Cognitivist theory for significant learning. In the specific plan, the Curriculum Guidelines provide methodological ways which start from main contents as principal route of access to scientific knowledge in opposition to pedagogy of projects and transversality of topics suggested in PCN. These issues, according to SEED, make scientific knowlege of a minor importance.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectDiretrizes Curriculares no Paranápt_BR
dc.subjectParâmetros Curriculares Nacionaispt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciapt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectDiretrizes curricularespt_BR
dc.subjectCiênciaspt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectParaná (Estado)pt_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectCurriculum Guidelines in Paraná Stateen
dc.subjectNational Curricular Parametersen
dc.subjectEducation of Sciencesen
dc.subjectParanáen
dc.subjectStateen
dc.subjectBrazil.en
dc.titleAnálise dos argumentos das Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Estado do Paraná no ensino de ciências nas séries finais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Maria das Graças Lima - UEM
dc.contributor.referee2Natalina Aparecida Laguna Sicca - Centro Universitário Moura Lacerda - CUML
dc.contributor.referee3Raymundo de Lima - UEM
dc.description.resumoO objeto de estudo desse trabalho foi uma análise do processo de elaboração e implementação das Diretrizes Curriculares Estaduais - DCE e das Diretrizes Curriculares Estaduais do Ensino de Ciências - DCC em oposição aos PCN, no estado do Paraná. Para realizar a investigação os procedimentos metodológicos foram: análise dos documentos preliminares e oficiais das Diretrizes deste estado; entrevistas com três grupos de professores: o grupo elaborador ou sintetizador das Orientações Curriculares, a SEED, o dos professores do GP (Grupo Permanente) e dos professores da base do ensino, que receberam as instruções para o trabalho efetivo em sala de aula. Os dados coletados foram examinados mediante a Análise de Conteúdo proposta por Laurence Bardin (1997). Os resultados de nossa pesquisa demonstraram que as DCC e as DCE mantêm, no plano geral, dois marcos teóricos: o político, delimitado pela escolha do marxismo para afirmar as dimensões sociais que existem em uma sociedade de classes e para se opor a perspectiva neoliberal que a SEED afirma existir nos PCN. O segundo marco está relacionado à concepção pedagógica que sustenta a aprendizagem, a teoria de Vygotsky e a teoria cognitivista de Ausubel para a aprendizagem significativa. No plano específico, as diretrizes estabelecem encaminhamentos metodológicos que partem dos conteúdos como principal via de acesso aos conhecimentos científicos em contraposição à pedagogia de projetos e transversalidade de temas sugeridos nos PCN. Temas estes que põem em segundo plano, de acordo com a SEED, os conhecimentos científicos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Exatas e da Terrapt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical129 f. : +pt_BR
dc.subject.cnpq2Matemáticapt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exataspt_BR
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000180940.pdf735,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.