Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4396
Autor(es): Garcia, Marcelo Leandro
Orientador: Luzia Marta Bellini
Título: Análise retórica das campanhas sobre HIV/AIDS no Brasil e em outros países
Banca: Regina Maria Pavanello - UEM
Banca: José de Arimathéia Cordeiro Custódio - UEL
Palavras-chave: AIDS (Doença);Campanhas preventivas;Figuras de retórica;Prevenção;Saúde e publicidade;Mídia e saúde;Brasil.;SIDA;Campaigns;Rhetorical Words;Prevention;Brazil.
Data do documento: 2008
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo a analise por meio das figuras de retórica, de 12 imagens de campanhas preventivas sobre o HIV/Aids do Brasil, França, Portugal, Argentina e Estado Unidos. A metodologia utilizada foi o exame retórico das imagens. Estas campanhas preventivas observando as figuras e suas particularidades destacando: a) local em que a campanha foi produzida; b) data ou período de divulgação; c) origem: governamental, não governamental ou privada. Das 12 imagens, 4 são francesas, 1 argentina, 2 dos Estados Unidos, 1 de Portugal e 4 brasileiras. As imagens das campanhas francesas são ilustradas por cores neutras e conduzem metaforicamente à mensagem "sexo é morte". A mesma metáfora ocorre nas campanhas norte-americanas e argentina. As duas imagens das campanhas dos EUA usam cores fortes, ao contrário das francesas e argentina. A imagem da campanha portuguesa e as imagens brasileiras constituem-se metaforicamente por "sexo é vida", não é guerra, mas sexo deve ser seguro. Como resultado de nossa análise apontamos as imagens das campanhas brasileiras e portuguesas elaboradas por metáforas que conduzem o sexo à vida, à liberdade e à segurança.
Abstract: This essay objective to analyze rhetorical words of 12 preventive campaigns about HIV/SIDA from Brazil, France, Portugal, Argentine and United States. The methodology the rhetorical exam of images in this preventive campaigns observing this words and its particularities also emphasizing: a) the place were the campaign was produced; b) date or period of publication; c) source: governnamental, not governnamental or private. To 12 images, 4 are French, 1 are Argentinean, 2 of United States, 1 of Portugal and 4 are Brazilian. The images of French campaigns are illustrated by neutral colors and conduct metaphorically the message "sex is death". The same metaphors occur at north-Americans' and Argentinean campaigns. Two images of United States campaigns use strong colors at the contrary of French and argentine ones. The images Portuguese campaigns and the Brazilian images constitute metaphorically for "sex is life", not war, brit sex should be secure. Like result of our analysis point out images of Brazilian and Portuguese campaigns elaborated for metaphors that conduct sex to life, to liberty and the security.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4396
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000166284.pdf382,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.