Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4396
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLuzia Marta Bellinipt_BR
dc.contributor.authorGarcia, Marcelo Leandropt_BR
dc.date.accessioned2018-04-23T19:20:44Z-
dc.date.available2018-04-23T19:20:44Z-
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4396-
dc.description.abstractThis essay objective to analyze rhetorical words of 12 preventive campaigns about HIV/SIDA from Brazil, France, Portugal, Argentine and United States. The methodology the rhetorical exam of images in this preventive campaigns observing this words and its particularities also emphasizing: a) the place were the campaign was produced; b) date or period of publication; c) source: governnamental, not governnamental or private. To 12 images, 4 are French, 1 are Argentinean, 2 of United States, 1 of Portugal and 4 are Brazilian. The images of French campaigns are illustrated by neutral colors and conduct metaphorically the message "sex is death". The same metaphors occur at north-Americans' and Argentinean campaigns. Two images of United States campaigns use strong colors at the contrary of French and argentine ones. The images Portuguese campaigns and the Brazilian images constitute metaphorically for "sex is life", not war, brit sex should be secure. Like result of our analysis point out images of Brazilian and Portuguese campaigns elaborated for metaphors that conduct sex to life, to liberty and the security.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAIDS (Doença)pt_BR
dc.subjectCampanhas preventivaspt_BR
dc.subjectFiguras de retóricapt_BR
dc.subjectPrevençãopt_BR
dc.subjectSaúde e publicidadept_BR
dc.subjectMídia e saúdept_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectSIDAen
dc.subjectCampaignsen
dc.subjectRhetorical Wordsen
dc.subjectPreventionen
dc.subjectBrazil.en
dc.titleAnálise retórica das campanhas sobre HIV/AIDS no Brasil e em outros paísespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Regina Maria Pavanello - UEM
dc.contributor.referee2José de Arimathéia Cordeiro Custódio - UEL
dc.description.resumoEsta dissertação tem como objetivo a analise por meio das figuras de retórica, de 12 imagens de campanhas preventivas sobre o HIV/Aids do Brasil, França, Portugal, Argentina e Estado Unidos. A metodologia utilizada foi o exame retórico das imagens. Estas campanhas preventivas observando as figuras e suas particularidades destacando: a) local em que a campanha foi produzida; b) data ou período de divulgação; c) origem: governamental, não governamental ou privada. Das 12 imagens, 4 são francesas, 1 argentina, 2 dos Estados Unidos, 1 de Portugal e 4 brasileiras. As imagens das campanhas francesas são ilustradas por cores neutras e conduzem metaforicamente à mensagem "sexo é morte". A mesma metáfora ocorre nas campanhas norte-americanas e argentina. As duas imagens das campanhas dos EUA usam cores fortes, ao contrário das francesas e argentina. A imagem da campanha portuguesa e as imagens brasileiras constituem-se metaforicamente por "sexo é vida", não é guerra, mas sexo deve ser seguro. Como resultado de nossa análise apontamos as imagens das campanhas brasileiras e portuguesas elaboradas por metáforas que conduzem o sexo à vida, à liberdade e à segurança.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Exatas e da Terrapt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical54 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Matemáticapt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exataspt_BR
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000166284.pdf382,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.