Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4399
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLílian Akemi Katopt_BR
dc.contributor.authorSilva, Cíntia dapt_BR
dc.date.accessioned2018-04-23T19:20:44Z-
dc.date.available2018-04-23T19:20:44Z-
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4399-
dc.description.abstractThe study of theoretical frameworks that deal with the sociocritical prospect of Mathematical Modelling pointed out some similarities in some respects, with the Critical Theory of Meaningful Learning. Accordingly, this research aims to determine the possible equivalence between the sociocritical perspective of Mathematical Modelling and the Critical Meaningful Learning, as well as identifying evidence indicating that modeling activities in this perspective can promote the occurrence of Meaningful Learning Critique. Aiming to achieve the proposed objectives, we make use of the methodology of textual discourse, through which it was possible to identify four elements that characterize descriptive, specifically, an activity of Mathematical Modeling in sociocritical perspective, based on some major theoretical frameworks already published on this topic. These characteristics were used to analyze all the reports presented at the VI CNMEM experience about their environment from this perspective. Following the reports classified as belonging to the perspective of modeling sociocritica were analyzed according to the principles of Meaningful Learning facilitators Critique. The results allow us to conclude that specific actions in the modeling activities can help the prospect sociocritica Meaningful Learning Critique.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectAprendizagem Significativa Críticapt_BR
dc.subjectEnsino aprendizagempt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectModelagem matemáticapt_BR
dc.subjectPerspectiva sociocrítica.pt_BR
dc.subjectCritical meaningful learningen
dc.subjectMathematics educationen
dc.subjectMathematical modelingen
dc.subjectSociocritical perspective.en
dc.titleA perspectiva sociocrítica da modelagem matemática e a aprendizagem significativa crítica : possíveis aproximaçõespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Iramaia Jorge Cabral de Paulo - UFMT
dc.contributor.referee2Dionísio Burak - UNICENTRO
dc.contributor.referee3Doherty Andrade - UEM
dc.description.resumoO estudo dos referenciais teóricos que tratam da perspectiva sociocrítica da Modelagem Matemática apontou algumas semelhanças, em alguns aspectos, com a Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica. Nesse sentido, esta pesquisa pretende determinar as possíveis equivalências entre a perspectiva sociocrítica da Modelagem Matemática e a Aprendizagem Significativa Crítica, bem como apontar evidências indicadoras de que atividades de Modelagem nesta perspectiva podem favorecer a ocorrência de Aprendizagem Significativa Crítica. Visando atingir os objetivos propostos, valemo-nos da metodologia da análise textual discursiva, por meio da qual foi possível identificarmos quatro elementos descritivos que caracterizam, especificamente, uma atividade de Modelagem Matemática na perspectiva sociocrítica, tomando por base alguns dos principais referenciais teóricos já publicados sobre este tema. Essas características foram utilizadas para analisar todos os relatos de experiência apresentados na VI CNMEM quanto ao seu enquadramento nesta perspectiva. A seguir, os relatos classificados como pertencentes à perspectiva sociocrítica da Modelagem foram analisados segundo os princípios facilitadores da Aprendizagem Significativa Crítica. Os resultados obtidos nos permitem concluir que ações específicas de atividades de Modelagem na perspectiva sociocrítica podem favorecer a Aprendizagem Significativa Crítica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Exatas e da Terrapt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical145 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Matemáticapt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exataspt_BR
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000185608.pdf795,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.