Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4405
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorÁlvaro Lorencini Júniorpt_BR
dc.contributor.authorAlmeida, Hederson Aparecido dept_BR
dc.date.accessioned2018-04-23T19:20:45Z-
dc.date.available2018-04-23T19:20:45Z-
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4405-
dc.description.abstractThe main aim of this research is to understand the educational process in which analogies work as tools to convert the knowledge wise to the knowledge to be taught. The study of these conversions knowledge was based on the Didactic Transposition Theory of Chevallard. The research subjects were two biology teachers of public schools in the city of Maringa, Parana, Brazil. The methodology adopted was founded on the qualitative research and participant observation. The data for analysis emerged based on direct observations of the classes of teachers, audio recordings and through a semi-structured interview. Parts of the teachers' discourse containing the analogies were called Teaching Episodes with Analogies and the analogies were classified according to their level of organization. Also, it was analyzed the effectiveness of these analogies using Glynn and TWA- teaching with analogies model steps. The results showed that the use of analogies by teachers occurs so frequently and most of teachers often do so without planning. The types of analogies are very sparce compromising their quality. Nonetheless, there is a direct relationship between the type of analogy or the amount of steps contemplated TWA- teaching with analogies model with the effectiveness of this analogy, but there is a teacher profile with adjusted teaching skills for using them. Evidence suggests that analogies work as knowledge of transposition tools to fulfill their bridging function between the everyday knowledge and scientific knowledge.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectCiênciaspt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectEnsino com analogiaspt_BR
dc.subjectTransposição didáticapt_BR
dc.subjectAnalogiapt_BR
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectScience teachingen
dc.subjectTeaching with analogiesen
dc.subjectDidactic transpositionen
dc.subjectBrazil.en
dc.titleAs analogias utilizadas por professores de biologia como elementos da transposição didáticapt_BR
dc.title.alternativeThe analogies used by Biology teachers as elements of didatic transpositionen
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Fernanda Cátia Bozelli - UNESP
dc.contributor.referee2André Luis de Oliveira - UEM
dc.description.resumoEsta investigação tem como principal objetivo compreender o processo didático no qual as analogias servem de ferramentas para converter o saber sábio a saber a ser ensinado. O estudo dessas conversões de saberes baseou-se na Teoria da Transposição Didática de Chevallard. Os sujeitos da pesquisa foram dois professores de Biologia da rede de ensino público do município de Maringá, Paraná, Brasil. A metodologia adotada foi alicerçada na pesquisa qualitativa e na observação participante. Os dados para análise emergiram com base nas observações diretas das aulas dos docentes, de gravações em áudio e por meio de uma entrevista semiestruturada. Os fragmentos dos discursos dos docentes que continham as analogias foram denominados Episódios de Ensino com Analogias e as analogias foram classificadas segundo seu nível de organização. Analisamos, ainda, a eficácia dessas analogias utilizando Glynn e os passos do modelo TWA- teaching with analogies. Os resultados mostraram que o emprego de analogias pelos professores ocorre de modo frequente e que na maioria das vezes o fazem sem planejamento. Os tipos de analogias são muito escassos comprometendo a qualidade das mesmas. No entanto, não há uma relação direta entre o tipo de analogia ou a quantidade de passos contemplados do modelo TWA com a eficácia dessa analogia, mas há um perfil docente com habilidades didáticas mais ajustadas para o uso das mesmas. Indícios sugerem que as analogias servem como ferramentas de transposição de saberes ao cumprirem sua função de ponte entre o conhecimento cotidiano e o científico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Exatas e da Terrapt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical197 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Matemáticapt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exataspt_BR
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000225076.pdf1,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.