Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4406
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAna Tiyomi Obarapt_BR
dc.contributor.authorLibanore, Ana Cristina Leandro da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2018-04-23T19:20:45Z-
dc.date.available2018-04-23T19:20:45Z-
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4406-
dc.description.abstractTo elucidate education and learning always went in general a challenge for all researchers and educators. Nowadays, the number of researches about sciences is growing, since, according to recent studies, the student formulates different conceptions from the scientific, during the teaching-learning process in the classroom. Such formulations built by students, interfering in a negative way for learning of the scientific knowledge. Besides, the teachers not seem to know as to approach the previous knowledge of students, when teaching at school scientific knowledge. Due to that reality, this work analyzes the students of the 8th series of Fundamental Teaching conceptions on the effect stove, theme that makes part of the curriculum and the subjects are: Sciences and Geography of this teaching level. The research involved 40 students and two teachers, that teaching Sciences and Geography of the Fundamental Teaching of private school of a municipal district of the Northwest area of the State Paraná. For collection of data, the students answered to a questionnaire and the teachers were interviewed. With base the analysis of data, it was verified that so much students as the teachers possess alternative ideas, regarding the effect stove, conceiving that phenomenon as a consequence of the human action, when polluting and to destroy the nature. It was also obvious that for them effect stove and global heating are synonymous, because the increase of skin cancer and the melting of the glaciers were explained as consequences of the effect stove. Others predominant conceptions were that the holes in the layer of ozone generate the effect stove and that our planet is compared exactly to a stove, because of the ultraviolet rays that penetrate for the holes of the layer of ozone and they increase the temperature in the Earth. Analyzing the didactic book adopted by the school, when those students did to 5th series in the subject is Geography, some of those alternative ideas were also verified. In that way, the analysis of the accomplished data indicates that the conceptual confusion manifested by the students and educators has it is roots in the teaching process and learning and it interferes sharply in the quality of the teaching of Sciences.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEfeito estufapt_BR
dc.subjectAquecimento globalpt_BR
dc.subjectCiênciaspt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectConcepções alternativaspt_BR
dc.subjectAnálise de conteúdopt_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectTeaching of Scienceen
dc.subjectAlternative conceptionsen
dc.subjectAnalysis of Contenten
dc.subjectEffect Stoveen
dc.subjectBrazil.en
dc.titleAs concepções alternativas de alunos da 8ª série do ensino fundamental sobre o fenômeno do efeito estufapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Ana Maria de Andrade Caldeira - UNESP
dc.contributor.referee2Maria Júlia Corazza Nunes - UEM
dc.description.resumoElucidar o processo de ensino e aprendizagem sempre foi um desafio para todos os pesquisadores e educadores em geral. Na atualidade, vem crescendo o número de pesquisas voltadas para o ensino de Ciências, já que, segundo estudos recentes, o aluno formula várias concepções diferentes das científicas durante o processo de ensino e aprendizagem em sala de aula. Tais formulações construídas pelos estudantes acabam interferindo de maneira negativa na aprendizagem dos conhecimentos científicos. Além disso, os professores parecem não saber como trabalhar os conhecimentos prévios dos alunos ao ensinar os conhecimentos científicos escolares. Diante dessa realidade, este trabalho analisa as concepções de estudantes da 8ª série do Ensino Fundamental sobre o efeito estufa, tema que faz parte do currículo das disciplinas de Ciências e Geografia deste nível de ensino. A pesquisa envolveu 40 alunos e duas professoras das disciplinas de Ciências e de Geografia do Ensino Fundamental de uma escola particular de um município da região Noroeste do Estado do Paraná. Para a coleta de dados, os alunos responderam a um questionário e as professoras foram entrevistadas. Com base na análise dos dados, seguindo os pressupostos da análise de conteúdo de Bardin, constatou-se que tanto os alunos como as professoras possuem idéias alternativas a respeito do efeito estufa, concebendo esse fenômeno como conseqüência da ação antrópica ao poluir e destruir a natureza. Também ficou manifesto que para eles efeito estufa e aquecimento global são sinônimos, pois o aumento de câncer de pele e o derretimento das geleiras foram explicados como conseqüências do efeito estufa. Outras concepções predominantes foram que os buracos na camada de ozônio geram o efeito estufa e que o nosso planeta é comparado a uma estufa justamente por causa dos raios ultravioletas que penetram pelos buracos da camada de ozônio e aumentam a temperatura na Terra. Analisando o livro didático adotado pela escola quando esses estudantes fizeram a 5ª série na disciplina de Geografia, também se constataram algumas dessas idéias alternativas. Dessa forma, a análise dos dados realizada indica que a confusão conceitual manifestada pelos educandos e educadores tem suas raízes no processo de ensino e aprendizagem e interfere nitidamente na qualidade do ensino de Ciências.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Exatas e da Terrapt_BR
dc.publisher.localMaringápt_BR
dc.description.physical144 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Matemáticapt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exataspt_BR
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000164868.pdf900,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.