Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4408
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorValdeni Soliani Francopt_BR
dc.contributor.authorCardoso, Evelyn Rosanapt_BR
dc.date.accessioned2018-04-23T19:20:45Z-
dc.date.available2018-04-23T19:20:45Z-
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4408-
dc.description.abstractThe importance on the emotional stance within the school environment in the Mathematics class is provided. Current research reports manifestations of emotions in students of the fifth grade of the primary school in the context of their responses to an open questionnaire and during a half-structured recorded interview so that possible consequences in learning could be detected. Nine students of the fifth grade of a government school in the state of Paraná, Brazil, were the subjects of current research. Whereas students manifested their feelings with regard to Mathematics and the Math teachers, the latter were thought to be differentiated people. Facility or difficulty in deal with Mathematics was related to intellectual capacity which was defined by some as "mart intelligence." The participants also desired that the teacher gave more individual attention to students who failed to understand the lesson thoroughly.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectManifestações de emoçõespt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEmoçõespt_BR
dc.subjectAmbiente escolarpt_BR
dc.subjectPsicologia educacionalpt_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectEmotionsen
dc.subjectAffectivityen
dc.subjectTeaching of mathematicsen
dc.subjectBasic educationen
dc.subjectBrazil.en
dc.titleAs influências afetivas no ensino e aprendizagem de matemáticapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Edna Maura Zuffi - USP
dc.contributor.referee2Rui Marcos de Oliveira Barros - UEM
dc.contributor.referee3Ana Maria Teresa Benevides-Pereira - UEM
dc.description.resumoEste trabalho relata um estudo sobre a importância da dimensão emocional no ambiente escolar no ensino de Matemática. O objetivo da pesquisa foi observar as manifestações de emoções presentes, em alunos de 5ª série nas suas respostas a um questionário aberto e durante entrevista semi-estruturada, gravadas em áudio, para detectar possíveis conseqüências em seus aprendizados. Participaram da pesquisa nove alunos da 5ª série de uma escola pública do interior do Paraná. Observa-se que os respondentes manifestaram sentimentos vinculados à Matemática e à figura dos professores. Os professores de Matemática foram mencionados como pessoas diferenciadas. A facilidade ou não com a matéria foi relacionada com a capacidade intelectual, referenciada por alguns como tendo "cabeça boa". Expressaram também o desejo de que o professor desse uma atenção mais individualizada para explicar o que não se compreendeu direito.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Exatas e da Terrapt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical99 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Matemáticapt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exataspt_BR
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000180956.pdf528,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.