Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4410
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPatrícia Lessa dos Santospt_BR
dc.contributor.authorCapelari, Silviapt_BR
dc.date.accessioned2018-04-23T19:20:45Z-
dc.date.available2018-04-23T19:20:45Z-
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4410-
dc.description.abstractThe research aimed to study the social representations of environment and quality of life of small farmer families who grow vine in a rural community in Marialva - PR. Twelve families participated in the study, one man and one woman of each, totalizing twenty-four people. The question which guided this research was: Which are the social representations of environment and quality of life of these families, and how can these representations contribute to the reception of educational orientations which lead to a change in agricultural practices in the future? The study of social representations can offer a new comprehension on how these families think their practices in agriculture. This comprehension will enable the researcher to realize interventions based on the knowledge and actions of these families. The qualitative methodology counted on individual semi-structured interviews, drawing on the Theory of Social Representations of Serge Moscovici. The discourses were analyzed by using the rhetorical analysis. The results pointed that the social representations of environment and of quality of life are anchored in the need to survive. The nature is represented as a fundamental resource to life maintenance, and the representations of quality of life are related to economic aspects or as a means to keep human conditions of health, nourishment, etc. We concluded that the educational actions involving these farmers are very isolated and have not provided these families with a vision of the environment complexity which reflects on their quality of life. The subjects researched do not perceive themselves within the environment. The prospects of continuing this work point to the deployment of an environmental education program, involving farmers and their families, coordinated by the extension.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectRepresentações sociaispt_BR
dc.subjectAgricultura familiarpt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectQualidade de vidapt_BR
dc.subjectAgrotóxicospt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectMarialvapt_BR
dc.subjectParanápt_BR
dc.subject(Estado)pt_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectFamily agricultureen
dc.subjectPesticideen
dc.subjectEnvironmental educationen
dc.subjectSocial representationsen
dc.subjectMarialvaen
dc.subjectParanaen
dc.subjectStateen
dc.subjectBrazil.en
dc.titleAs representações sociais de ambiente e qualidade de vida entre viticultores do município de Marialva - PRpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Sônia Maria Marchiorato Carneiro - UFPR
dc.contributor.referee2Regina Maria Pavanello - UEM
dc.description.resumoA pesquisa teve como objetivo estudar as representações sociais de meio ambiente e qualidade de vida de famílias de pequenos produtores rurais, que cultivam uvas em uma comunidade rural, no Município de Marialva - PR. Participaram doze famílias, um homem e uma mulher de cada família, totalizando vinte e quatro pessoas. A questão central que norteou esta pesquisa foi: quais as representações sociais de ambiente e qualidade de vida destas famílias, e, como essas representações podem contribuir para que futuramente se proponham orientações educativas que levem a uma mudança na prática da agricultura? O estudo em torno das representações sociais pode oferecer uma nova compreensão sobre como as famílias pensam suas práticas na agricultura e, com isso podemos, como pesquisadores, realizar uma intervenção a partir dos conhecimentos e ações destas famílias. A metodologia do tipo qualitativa envolveu a realização de entrevistas individuais, semiestruturadas com subsídio na Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici. Os discursos foram analisados utilizando a análise retórica. Os resultados apontaram que as representações sociais de meio ambiente e qualidade de vida são ancoradas na necessidade de sobrevivência. A natureza é representada como recurso fundamental para a manutenção da vida e a representação de qualidade de vida está relacionada aos aspectos econômicos ou como forma de manter as condições humanas de saúde, alimentação, etc. Concluímos que as ações educativas que envolvem estes agricultores são muito pontuais e não têm oferecido a estas famílias uma visão da complexidade ambiental, refletindo na qualidade de suas vidas. Os sujeitos pesquisados não se percebem dentro do ambiente. As prospectivas de continuidade deste trabalho apontam para a implantação de um programa de educação ambiental, envolvendo os agricultores e suas famílias, coordenado pela extensão rural.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Exatas e da Terrapt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical102 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Matemáticapt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exataspt_BR
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000184607.pdf1,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.