Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4414
Autor(es): Weber, Marina Mariani
Orientador: Dulcinéia Ester Pagani Gianotto
Título: Aulas práticas no ensino de ciências : a construção do conhecimento científico sobre protozoários por alunos do 7º ano do ensino fundamental
Banca: Patrícia Oliveira Rosa da Silva - UEL
Banca: Ana Tiyomi Obara - UEM
Palavras-chave: Ciências;Aulas práticas;Mapas conceituais;Estudo e ensino;Laboratório;Construção do conhecimento;Protozoários;Avaliação;Maringá;Paraná;Brasil.;Practical classes;Science;Concept maps;Laboratory;Construction of knowledge;Protozoa;Evaluation;Maringá;Paraná;Brazil.
Data do documento: 2013
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Resumo: Na maioria das escolas de nosso país, grande parte dos estudantes nunca teve a oportunidade de participar de uma aula prática ou de entrar em um laboratório didático de Ciências, no entanto, essa metodologia de ensino pode vir a auxiliar e muito na construção de novos conhecimentos científicos por parte dos alunos, principalmente por ser um momento onde o aluno é o responsável pela sua própria aprendizagem. Dessa maneira, este trabalho foi desenvolvido em uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental de um colégio da rede pública do município de Maringá-PR, visando investigar questões relacionadas à construção de conhecimentos, quanto ao tema protozoários, em aulas práticas investigativas da disciplina de Ciências. Para tanto a obtenção e análise de dados foram baseadas em questionários respondidos pelos alunos, nos diálogos ocorridos durante a aplicação de uma seqüência didática aplicada e nos Mapas Conceituais prévios e posteriores confeccionados pelos alunos. Desta forma esta pesquisa evidenciou que a construção de conhecimento científico por intermédio de aulas práticas e laboratoriais também pode ser propiciada em ambientes que não possuam condições tão adequadas de trabalho e falta de materiais disponíveis e que os Mapas Conceituais constituem uma forma mais fiel de avaliação do ensino aprendizagem, por este ser um instrumento que possibilita verificar o avanço do aluno no que compete a aprendizagem significativa.
Abstract: In most schools of our country, many of the students never had the opportunity to participate in a practice class or join a teaching laboratory of science; however, this constructivist methodology of teaching can help a lot in building new scientific knowledge by the students, mainly because it is a time where the student is responsible for their own learning. Thus, this study was conducted in a group of the 7th grade of an elementary public school from Maringá-PR, in order to investigate issues related to the building knowledge on the protozoa subject, during investigative practice classes of the Science class. For this, the data acquisition and analysis were based on questionnaires completed by the students during dialogues that occurred in the application of a didactic sequence and in the pre and post concept maps made by the students. The mean results revealed that the construction of scientific knowledge through practical and laboratorial classes can also be afforded in environments that do not have properly working conditions and lack of materials; furthermore, the concept maps are a faithful instrument to evaluate teaching and learning, because it is a tool that permit checking the progress and the meaningful learning of the student.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4414
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000211311.pdf1,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.