Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4414
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDulcinéia Ester Pagani Gianottopt_BR
dc.contributor.authorWeber, Marina Marianipt_BR
dc.date.accessioned2018-04-23T19:20:46Z-
dc.date.available2018-04-23T19:20:46Z-
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4414-
dc.description.abstractIn most schools of our country, many of the students never had the opportunity to participate in a practice class or join a teaching laboratory of science; however, this constructivist methodology of teaching can help a lot in building new scientific knowledge by the students, mainly because it is a time where the student is responsible for their own learning. Thus, this study was conducted in a group of the 7th grade of an elementary public school from Maringá-PR, in order to investigate issues related to the building knowledge on the protozoa subject, during investigative practice classes of the Science class. For this, the data acquisition and analysis were based on questionnaires completed by the students during dialogues that occurred in the application of a didactic sequence and in the pre and post concept maps made by the students. The mean results revealed that the construction of scientific knowledge through practical and laboratorial classes can also be afforded in environments that do not have properly working conditions and lack of materials; furthermore, the concept maps are a faithful instrument to evaluate teaching and learning, because it is a tool that permit checking the progress and the meaningful learning of the student.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectCiênciaspt_BR
dc.subjectAulas práticaspt_BR
dc.subjectMapas conceituaispt_BR
dc.subjectEstudo e ensinopt_BR
dc.subjectLaboratóriopt_BR
dc.subjectConstrução do conhecimentopt_BR
dc.subjectProtozoáriospt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectMaringápt_BR
dc.subjectParanápt_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectPractical classesen
dc.subjectScienceen
dc.subjectConcept mapsen
dc.subjectLaboratoryen
dc.subjectConstruction of knowledgeen
dc.subjectProtozoaen
dc.subjectEvaluationen
dc.subjectMaringáen
dc.subjectParanáen
dc.subjectBrazil.en
dc.titleAulas práticas no ensino de ciências : a construção do conhecimento científico sobre protozoários por alunos do 7º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Patrícia Oliveira Rosa da Silva - UEL
dc.contributor.referee2Ana Tiyomi Obara - UEM
dc.description.resumoNa maioria das escolas de nosso país, grande parte dos estudantes nunca teve a oportunidade de participar de uma aula prática ou de entrar em um laboratório didático de Ciências, no entanto, essa metodologia de ensino pode vir a auxiliar e muito na construção de novos conhecimentos científicos por parte dos alunos, principalmente por ser um momento onde o aluno é o responsável pela sua própria aprendizagem. Dessa maneira, este trabalho foi desenvolvido em uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental de um colégio da rede pública do município de Maringá-PR, visando investigar questões relacionadas à construção de conhecimentos, quanto ao tema protozoários, em aulas práticas investigativas da disciplina de Ciências. Para tanto a obtenção e análise de dados foram baseadas em questionários respondidos pelos alunos, nos diálogos ocorridos durante a aplicação de uma seqüência didática aplicada e nos Mapas Conceituais prévios e posteriores confeccionados pelos alunos. Desta forma esta pesquisa evidenciou que a construção de conhecimento científico por intermédio de aulas práticas e laboratoriais também pode ser propiciada em ambientes que não possuam condições tão adequadas de trabalho e falta de materiais disponíveis e que os Mapas Conceituais constituem uma forma mais fiel de avaliação do ensino aprendizagem, por este ser um instrumento que possibilita verificar o avanço do aluno no que compete a aprendizagem significativa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Exatas e da Terrapt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical89 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Matemáticapt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exataspt_BR
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000211311.pdf1,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.