Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4415
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPolônia Altoé Fusinatopt_BR
dc.contributor.authorBatista, Michel Corcipt_BR
dc.date.accessioned2018-04-23T19:20:46Z-
dc.date.available2018-04-23T19:20:46Z-
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4415-
dc.description.abstractThe present work discusses some aspects of Mathematic Modeling at teaching and learning Sciences at the Basic School as a tool for conducting the student to an effective apprenticeship on Mathematic and Physics' contents, furthermore promoting interdisciplinarity and contributing to the future citizen's critical conscience and formation. For achieving that, this work reports learning and envelopment situations of the participating characters' the researching teacher; and his team composed by nineteen 8th grade basic school students from a private school in Maringá/PR - in contact with the activities developed in class, in which the Mathematic Modeling was used as a leaning and teaching environment. Therefore, this work consists of an action research, that had as a goal registering and understanding, from the characters' actions, situations of envelopment and learning. The results shown at this investigation were registered by observation, documenting and questionaire and after analysis, coming to the conclusion that Mathematic Modeling made possible that the students had a better apprenticeship, since it conducted them to establish a connection between Physics, Mathematic and everyday situations as well to a meditation about social, political and economical aspects from the contents focused at the activities.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.subjectExperimentaçãopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectModelagem matemáticapt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectMaringápt_BR
dc.subjectParaná (Estado)pt_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectExperimentationen
dc.subjectMathematic modelingen
dc.subjectPhysics teachingen
dc.subjectMaringáen
dc.subjectParanáen
dc.subjectStateen
dc.subjectBrazil.en
dc.titleA utilização da experimentação no ensino de física : modelando um ambiente de aprendizagempt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Lilian Akemi Kato - UEM
dc.contributor.referee2Odete Pacubi Baieri Teixeira - UNESP
dc.contributor.referee3Marcos Cesar Danhoni Neves - UEM
dc.description.resumoEste trabalho discutiu alguns aspectos da Modelagem Matemática no ensino e aprendizagem de Ciências no ensino fundamental como ferramenta que conduz o aluno a uma aprendizagem efetiva dos conteúdos de Matemática e Física além de promover a interdisciplinaridade e contribuir para a formação sócio político dos estudantes transformando-os aptos a exercer a cidadania. Para isto o mesmo relata situações de envolvimento e aprendizagem dos personagens participantes da pesquisa - o professor-pesquisador e sua turma composta de 19 alunos da oitava série do ensino fundamental de uma escola privada do município de Maringá/PR - em contato com atividades desenvolvidas em sala de aula e norteadas pela Modelagem Matemática. Utilizou-se a Modelagem Matemática como ambiente de ensino e de aprendizagem. Trata-se, portanto, de uma pesquisa-ação, cujo objetivo foi o de registrar, compreender e interpretar, a partir de ações dos personagens, situações de envolvimento dos estudantes com a atividade proposta. Os dados apresentados nessa investigação foram obtidos e registrados através de observações, dados documentais e questionários respondidos pelos alunos. E após sua análise concluiu-se que o ambiente de aprendizagem proporcionado pela Modelagem Matemática proporcionou aos alunos um aprendizado mais eficiente, visto que os conduziu ao estabelecimento de uma conexão entre a Física a Matemática e situações cotidianas, bem como possibilitou aos aprendizes uma reflexão sobre aspectos sociais, políticos e econômicos dos conteúdos presentes nas atividades vivenciadas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Exatas e da Terrapt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical84 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Matemáticapt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exataspt_BR
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000180901.pdf2,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.