Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4420
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNeide Maria Michellan Kiouranispt_BR
dc.contributor.authorMaranho, Mariana Perespt_BR
dc.date.accessioned2018-04-23T19:21:43Z-
dc.date.available2018-04-23T19:21:43Z-
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4420-
dc.description.abstractThis research aimed to recognize the relationship between scientific knowledge and everyday knowledge that make the science project in the Kitchen, a significant proposal in the school context in which it appears and still understand the significance of the process of scientific knowledge from the appreciation of everyday knowledge. Therefore we took a dip in the field of research to identify through which we could instruments to capture the information in order to achieve these goals. During field observations and reflections on the methodological approach and, for the constitution of pautamo on the data in the Three Pedagogic Moments, composed of the initial questioning, organization of knowledge and application of knowledge. The data collection instruments were made from such teaching moments, added to an initial questionnaire and the discussions audio recordings. The data were analyzed based on qualitative analysis. As a result of this research, we can infer about the contributions in the teaching-learning process provided by the strategy of the Three Pedagogic Moments to guide the work in the classroom through the questioning of knowledge, which allowed the students to comment on their experiences related to knowledge They involved the topic discussed, as well as the construction of scientific concepts, when approaching the previous knowledge of the new knowledge offered in the knowledge Organization step. Finally the contextualization of knowledge was key to the significance of the scientific concepts since the subjects worked during the teaching sequence had direct relation to the context in which it was applied, which may indicate that such knowledge beyond the school boundaries and become part day to day students.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectConhecimento científicopt_BR
dc.subjectCiênciapt_BR
dc.subjectEstudo ensinopt_BR
dc.subjectProjetospt_BR
dc.subjectContextualizaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectContextualizationen
dc.subjectProjectsen
dc.subjectScience educationen
dc.subjectBrazil.en
dc.titleCiência na cozinha : o conhecimento cotidiano no processo de significação do conhecimento científicopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Leonir Lorenzetti - UFPR
dc.contributor.referee2Marcelo Pimentel da Silveira - UEM
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo reconhecer as relações entre conhecimentos científicos e conhecimentos cotidianos que tornam o Projeto Ciência na Cozinha, uma proposta significativa no contexto escolar em que está inserido e ainda compreender o processo de significação dos conhecimentos científicos a partir da valorização dos conhecimentos cotidianos. Para tanto foi necessária uma imersão no campo pesquisado para identificar por meio de quais instrumentos conseguiríamos captar as informações a fim de atingir estes objetivos. Durante as observações de campo e reflexões sobre o percurso metodológico, pautamo-nos nos Três Momentos Pedagógicos, composto pela problematização inicial, Organização do Conhecimento e a Aplicação do Conhecimento. Os instrumentos de coleta de dados foram elaborados a partir destes momentos de ensino, acrescentado de um questionário inicial e das gravações de áudio das discussões. Os dados foram analisados com base na análise qualitativa dos dados. Como resultados desta pesquisa, podemos inferir sobre as contribuições no processo de ensino-aprendizagem proporcionadas pela estratégia dos Três Momentos Pedagógicos ao orientar o trabalho em sala por meio da problematização dos conhecimentos, que permitiu aos alunos se pronunciarem sobre suas vivências em relação aos conhecimentos que envolviam o tema discutido, assim como a construção de conceitos científicos, ao aproximar os conhecimentos prévios dos novos conhecimentos ofertados na etapa de Organização do Conhecimento. Por fim, a contextualização dos conhecimentos foi fundamental para a significação dos conceitos científicos, uma vez que os assuntos trabalhados durante a sequência didática tinham relação direta com o contexto em que foram aplicados, podendo indicar que tais conhecimentos ultrapassam os limites escolares e passam a fazer parte do dia a dia dos estudantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Exatas e da Terrapt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical148 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Matemáticapt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exataspt_BR
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000225825.pdf2,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.