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Autor(es): Silva, Débora Ferreira da
Orientador: Neide M. M. Kiouranis
Título: Concepções alternativas de pessoas com deficiência visual sobre óptica : uma análise fenomenológica
Título(s) alternativo(s): Alternative conceptions of visually impaired people about optics: a phenomenological analysis
Banca: Eder Pires de Camargo - UNESP
Banca: Gerson de Souza Mol - UnB
Banca: Marcos Cesar Danhoni Neves - UEM
Banca: Maria Aparecida Rodrigues - UEM
Palavras-chave: Deficiência visual;Óptica;Concepções alternativas;Educação especial;Fenomenologia;Brasil.;Visual impairment;Misconceptions;Phenomenology;Brazil.
Data do documento: 2013
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Resumo: A presente pesquisa buscou investigar as ideias e concepções que alunos com deficiência visual apresentam quando incitados a responder acerca de conceitos e conhecimentos físicos relacionados à óptica. Para a realização da pesquisa, três alunos com deficiência visual em diferentes níveis de escolaridade foram entrevistados, participando, posteriormente, de uma atividade fundamentada no uso de maquetes táteis. Para identificar as concepções desses alunos, buscamos no método fenomenológico, proposto por Edmund Husserl, a compreensão dos fenômenos acerca dos quais os alunos foram questionados e instigados a apresentarem explicações. Os resultados encontrados, derivados da análise fenomenológica das falas dos três alunos, nos indicam a existência de algumas concepções que se assemelham às concepções de senso comum, como a luz se propagar como as ondas, a percepção do processo de ocorrência da visão semelhante ao modelo conhecido como "banho de luz", a interpretação da luz solar e da luz artificial como tendo naturezas diferentes e a noção de que são as lentes que corrigem defeitos na visão.
Abstract: This research sought to investigate the ideas and conceptions that students with visual impairments have when encouraged to answer questions on concepts and knowledge related to physical optics. For the research, three students with visual impairments at different levels of education were interviewed, participating later in an activity based on the use of tactile models. To identify the conceptions of these students, we seek the phenomenological method, proposed by Edmund Husserl, understanding the phenomena about the students were asked and abetted to submit explanations. The results derived from phenomenological analysis of the speeches of the three students, indicate the existence of some conceptions that resemble the common sense conceptions, like light propagates as waves, the perception of the occurrence of the vision process resembles the model known as "light bath", the interpretation of sunlight and artificial light as having different natures and the notion that are lenses that correct vision defects.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4421
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

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