Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4421
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNeide M. M. Kiouranispt_BR
dc.contributor.authorSilva, Débora Ferreira dapt_BR
dc.date.accessioned2018-04-23T19:21:43Z-
dc.date.available2018-04-23T19:21:43Z-
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4421-
dc.description.abstractThis research sought to investigate the ideas and conceptions that students with visual impairments have when encouraged to answer questions on concepts and knowledge related to physical optics. For the research, three students with visual impairments at different levels of education were interviewed, participating later in an activity based on the use of tactile models. To identify the conceptions of these students, we seek the phenomenological method, proposed by Edmund Husserl, understanding the phenomena about the students were asked and abetted to submit explanations. The results derived from phenomenological analysis of the speeches of the three students, indicate the existence of some conceptions that resemble the common sense conceptions, like light propagates as waves, the perception of the occurrence of the vision process resembles the model known as "light bath", the interpretation of sunlight and artificial light as having different natures and the notion that are lenses that correct vision defects.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.subjectÓpticapt_BR
dc.subjectConcepções alternativaspt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectFenomenologiapt_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectVisual impairmenten
dc.subjectMisconceptionsen
dc.subjectPhenomenologyen
dc.subjectBrazil.en
dc.titleConcepções alternativas de pessoas com deficiência visual sobre óptica : uma análise fenomenológicapt_BR
dc.title.alternativeAlternative conceptions of visually impaired people about optics: a phenomenological analysisen
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Eder Pires de Camargo - UNESP-
dc.contributor.referee2Gerson de Souza Mol - UnB-
dc.contributor.referee3Marcos Cesar Danhoni Neves - UEM-
dc.contributor.referee4Maria Aparecida Rodrigues - UEM-
dc.description.resumoA presente pesquisa buscou investigar as ideias e concepções que alunos com deficiência visual apresentam quando incitados a responder acerca de conceitos e conhecimentos físicos relacionados à óptica. Para a realização da pesquisa, três alunos com deficiência visual em diferentes níveis de escolaridade foram entrevistados, participando, posteriormente, de uma atividade fundamentada no uso de maquetes táteis. Para identificar as concepções desses alunos, buscamos no método fenomenológico, proposto por Edmund Husserl, a compreensão dos fenômenos acerca dos quais os alunos foram questionados e instigados a apresentarem explicações. Os resultados encontrados, derivados da análise fenomenológica das falas dos três alunos, nos indicam a existência de algumas concepções que se assemelham às concepções de senso comum, como a luz se propagar como as ondas, a percepção do processo de ocorrência da visão semelhante ao modelo conhecido como "banho de luz", a interpretação da luz solar e da luz artificial como tendo naturezas diferentes e a noção de que são as lentes que corrigem defeitos na visão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Exatas e da Terrapt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical169 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Matemáticapt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exataspt_BR
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000202526.pdf1,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.