Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4422
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPolônia Altoé Fusinatopt_BR
dc.contributor.authorGomes, Luciano Carvalhaispt_BR
dc.date.accessioned2018-04-23T19:21:43Z-
dc.date.available2018-04-23T19:21:43Z-
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4422-
dc.description.abstractThe main purpose of this research was a critical analysis of alternative concepts about force and movement shown by Superinterressante´s magazine, already highlighted on previous researches, based on analysis methodology procedures proposed by Bardin. Founded theory analysis, it was shown a shortly history of science, beginning on Aristóteles´s Natural Movement until Newton´s Laws. Following, it was done comparison between conceptions shown on researches about this topic with the one shown by Aristóteles and Newton. Considered this bibliography revision, we concluded that student conceptions about force and movement are presented on magazine. It was observed some mistakes and imprecision on scientific concept, mainly, force and energy; inadequate definition about physical laws and others. These evidences request from educators some special cautions on your utilization as a didactic instrument. We finish with some recommendations about application of scientific magazines on science subjects.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectRevista Superinteressantept_BR
dc.subjectAnálise de conteúdopt_BR
dc.subjectDivulgação científicapt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectForça e movimentopt_BR
dc.subjectConcepções alternativaspt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectAlternative conceptsen
dc.subjectForce and movementen
dc.subjectContent analysisen
dc.subjectScientific divulgationen
dc.subjectPhysics teachyen
dc.subjectBrazilen
dc.titleConcepções alternativas e divulgação : análise da relação entre força e movimento em uma revista de popularização científicapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Marcos Cesar Danhoni Neves [Co-orientador] - UEM
dc.contributor.referee2Roberto Nardi - UNESP
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa foi fazer uma análise crítica das concepções alternativas sobre força e movimento na revista Superinteressante, já apontadas em pesquisas anteriores, subsidiada pelos procedimentos metodológicos da análise de conteúdo propostos por Bardin. Para embasar a análise teórica, fizemos um breve histórico sobre o tema, abrangendo desde a teoria dos movimentos naturais de Aristóteles até as três leis de Newton. Em seguida, fizemos uma comparação das concepções encontradas em várias pesquisas sobre este tema com as destes pensadores. Guiados por esta revisão bibliográfica, concluímos que muitas das concepções dos estudantes sobre força e movimento estão presentes na revista, mas com uma percentagem menor em relação as encontradas nestas pesquisas. Observamos, também, vários erros conceituais; imprecisão na utilização de conceitos científicos, principalmente, força e energia; definições de leis físicas de forma inadequadas; entre outros equívocos na revista. O que exige dos educadores interessados na aprendizagem significativa dos seus alunos, cuidados especiais em sua utilização como um meio didático. Para auxiliar o professor nesta tarefa, finalizamos o trabalho apresentando alguns exemplos de uso de revistas de divulgação científica em sala de aula.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Exatas e da Terrapt_BR
dc.publisher.localMaringápt_BR
dc.description.physical127 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Matemáticapt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exataspt_BR
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000166250.pdf803,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.