Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4424
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMaria Aparecida Rodriguespt_BR
dc.contributor.authorLeite, Rosana Franzenpt_BR
dc.date.accessioned2018-04-23T19:21:44Z-
dc.date.available2018-04-23T19:21:44Z-
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4424-
dc.description.abstractIn the last decades, environmental issues has been considered important to be developed at school. The Chemistry subject has several contents that can approach these issues. In this context, Environmental Education increases and takes over its interdisciplinary role, contributing to a teaching whose main purpose is to form critical and responsible citizens in respect to their own decisions. Social themes such as the environment, considering its political, economic, social and ethical respects, integrate and characterize this kind of education. In order to investigate how this theme is developed in Chemistry classes, taking into account the principles of a critical, transformative or emancipatory environmental education, this research had as main aim to verify how the High School Chemistry teacher develops the environment theme in his/her classes. Therefore, thirteen High School Chemistry teachers of a Paraná state's city took part in this research. They answered to semi-structured interviews. From these interviews, the priorities of teacher's work, the profession's difficulties and the teaching methods still present were emphasized. Moreover, the interviews put in evidence that the graduation course left gaps unfilled by continuing education and mainly by Environmental Education still developed. Concerning to environment theme, the teachers presented conservationist/preservationist, resolutive, socio-environmental or anthropocentric representations about environment. Excepting the socio-environmental representation, the others are characterized as important factors in the approach of the theme to illustrate chemical concepts. It features a propaedeutic teaching, also revealed by teachers, identifying the need for changes, since that these ones are not imposed. Thus, it is the teacher who must start changing habits and attitudes that result in changes in the way of teaching Chemistry, so that social themes like the environment are effectively worked.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEstudo e ensino. Brasil.pt_BR
dc.subjectEnvironmenten
dc.subjectEnvironmental Educationen
dc.subjectChemistry Teachingen
dc.subjectBrazil.en
dc.titleConcepções de professores de química do ensino médio sobre educação ambientalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Ana Tiyomi Obara - UEM
dc.contributor.referee2Maria Regina Dubeux Kawamura - USP
dc.description.resumoNas últimas décadas, as questões ambientais têm sido consideradas importantes para serem desenvolvidas nos espaços escolares. A disciplina de química possui uma grande quantidade de conteúdos que podem abordar essas questões. Nesse contexto, a Educação Ambiental toma corpo e assume seu papel interdisciplinar, contribuindo para um ensino cujo objetivo a ser priorizado é formar cidadãos críticos e responsáveis por suas decisões. Temas sociais como o meio ambiente, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais e éticos, integram e caracterizam esse tipo de ensino. Com o intuito de investigar como esse tema é desenvolvido nas aulas de química, levando em consideração os princípios de uma educação ambiental crítica, transformadora ou emancipatória, este trabalho teve como objetivo geral verificar como o professor de química do ensino médio desenvolve o tema meio ambiente em suas aulas. Para tanto, participaram desta pesquisa treze professores de química do ensino médio de um município do estado do Paraná, que responderam a entrevistas semi-estruturadas. Do conteúdo das entrevistas, emergiram as prioridades de trabalho do professor, as dificuldades inerentes à profissão e os modelos de ensino que ainda vigoram. Além disso, em tais entrevistas, ficaram em evidência as lacunas deixadas pelo curso de graduação e não preenchidas pela formação continuada e, principalmente, o tipo de Educação Ambiental ainda desenvolvido. Quanto ao tema meio ambiente, os professores apresentaram representações conservacionistas/preservacionistas, resolutivas, socioambientais ou antropocêntricas de meio ambiente. Com exceção da representação socioambiental, as demais se caracterizaram como fatores importantes na abordagem do tema para ilustrar conceitos químicos. Isso caracteriza um ensino propedêutico, também revelado pelos professores, identificando a necessidade de mudanças, desde que estas não sejam impostas. Dessa forma, é do próprio professor que deve partir a mudança de hábitos e atitudes que resultem em alterações na maneira de ensinar química, de modo que temas sociais como o meio ambiente sejam efetivamente trabalhados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Exatas e da Terrapt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical245 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Matemáticapt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exataspt_BR
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000180938.pdf1,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.