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dc.contributor.advisorMaria Aparecida Rodriguespt_BR
dc.contributor.authorFigueiredo, Márcia Camilopt_BR
dc.date.accessioned2018-04-23T19:21:44Z-
dc.date.available2018-04-23T19:21:44Z-
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4428-
dc.description.abstractTeachers' initial formation has been the object of debate, discussions and research within the Brazilian educational context. The latest changes related to the implementation of LDBEN and National Curriculum Guidelines for Teachers' Formation are underscored. The above-mentioned documents demonstrate the importance of basic education that provides the subjects an access to scientific knowledge and the exercise of citizenship. The authors hold that this formation may be reached through CTSA approach. Current research investigates whether the Chemistry undergraduate course of the State University of Maringá, Maringá PR Brazil, provides a theoretical CTSA-perspective foregrounding. Eleven undergraduates of the course's fourth period participated in the questionnaires and in the development of a thematic workshop, called "Internal Combustion Engines," focused on CTSA. Participants' responses from questionnaires and discourses during the pedagogical intervention revealed their concepts with regard to Science, Technology, Environment Science and perspective to CTSA teaching. In fact, CTSA perspective has been actually discussed within the Chemistry course, albeit in a very precarious way, with greater emphasis on pedagogical disciplines. Results show that most undergraduates revealed a scanty comprehension of such approach to teaching with certain difficulties in establishing CTSA relationships in the development of knowledge on Chemistry. This teaching perspective will be dealt with greater relevance in undergraduate courses when a large number of teachers linked to these courses actually understand its true importance for teachers' formation.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectPerspectiva CTSApt_BR
dc.subjectProfessores de Química - Formaçãopt_BR
dc.subjectQuímica - Ensino - Formação de professorespt_BR
dc.titleConstatações a respeito da perspectiva CTSA na formação inicial de professores de químicapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Otávio Aloísio Maldaner - UNIJUI-
dc.contributor.referee2Neide Maria Michellan Kiouranis - UEM-
dc.description.resumoA formação inicial de professores tem sido alvo de debates, discussões e pesquisas no setor educacional brasileiro. No âmbito dessas questões, destacam-se as últimas mudanças relacionadas à implementação da LDBEN e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores. Esses documentos retratam a importância de uma educação básica que propicie aos indivíduos tanto o acesso ao conhecimento científico, como o exercício da cidadania. Defendemos que essa formação pode ser alcançada por meio da abordagem CTSA. Esta pesquisa teve como objetivo investigar se o curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual de Maringá fornece um embasamento teórico orientado pela perspectiva CTSA. Para tanto, participaram da pesquisa onze licenciandos do quarto período do referido curso, que responderam a questionários e participaram do desenvolvimento de uma oficina temática com enfoque CTSA, intitulada "motores de combustão interna". A partir do conteúdo das respostas dos questionários, de questões e das falas dos participantes durante a intervenção pedagógica, foi possível conhecer suas concepções a respeito de Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e da perspectiva de ensino CTSA. A partir dos resultados, foi possível evidenciar que a perspectiva CTSA é contemplada no curso, mesmo que de forma ainda precária, com maior ênfase nas disciplinas pedagógicas. Depreende-se que boa parte dos licenciandos revelou uma compreensão pouco elaborada dessa abordagem de ensino, apresentando dificuldades em estabelecer as relações CTSA no desenvolvimento de conhecimentos químicos. Essa perspectiva de ensino será tratada com a relevância que merece nos cursos de licenciaturas quando um contingente maior de professores universitários vinculados a esses cursos compreenderem, efetivamente, sua devida importância para a formação docente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Exatas e da Terrapt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical153 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Matemáticapt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exataspt_BR
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

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