Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4437
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAna Lúcia Olivo Rosas Moreirapt_BR
dc.contributor.authorBucioli, Erick Rodrigopt_BR
dc.date.accessioned2018-04-23T19:21:45Z-
dc.date.available2018-04-23T19:21:45Z-
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4437-
dc.description.abstractBasic education is going through by a restructuring process of elementary school for 9 (nine) years and the expansion of the journey of 4 (four) to 8 (eight) hours daily. In this way, to discuss the subject of science curriculum for the early years of elementary school in the current scenario is really necessary. The definition of a curriculum is a constant theme in the discussions among the pedagogical team, educators and other members from the school community in the act to develop and consolidate the Political Pedagogical Project. This document covers the items pre-set by the educational policies and taught in various subjects, and which values the particularities of each unit. In order to verify the effectiveness of a school curriculum, a qualitative study was carried out from the analysis of documents arising from MEC, SEED-PR, SEDUC-Maringá, and Political Pedagogical Project of a full-time town school of Maringá-PR. It was also used as a tool research the semi-structured interview, that was applied with seven teaching professionals who accept to participate in the work. The obtained items in the survey were analyzed according to content analysis proposed by Bardin (2011). The research demonstrates that the definition of curriculum is linked to curricular pattern, so it's necessary a greater deepening in this topic with the purpose to understand it as something that is built day after day, in order to consolidate the quality based on the principles of full-time education.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectCiênciaspt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectProjeto político pedagógicopt_BR
dc.subjectDocentespt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectEnsino aprendizagempt_BR
dc.subjectCurrículo de Ciênciaspt_BR
dc.subjectFormação de Docentespt_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectScience curriculumen
dc.subjectPolitical pedagogical projecten
dc.subjectTraining of teachersen
dc.subjectTeaching and learningen
dc.subjectBrazil.en
dc.titleCurrículo de ciências e escola integral : buscando a realidade em um contexto escolarpt_BR
dc.title.alternativeFull-time school and sciencecurriculum: seeking reality in a school contexten
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Márcia Serra Ferreira - UFRJ
dc.contributor.referee2Maria Aparecida Rodrigues - UEM
dc.description.resumoA Educação Básica passa por um processo de reestruturação do Ensino Fundamental para 9 (nove) anos e a ampliação do jornada de 4 (quatro) para 8 (oito) horas diárias. Nesse sentido, debater o currículo da disciplina de ciências para os anos iniciais do Ensino Fundamental no cenário atual se faz necessário. A definição de um currículo é tema constante nos debates entre a equipe pedagógica, professores e demais membros da comunidade escolar no ato de elaborarem e consolidarem o Projeto Político Pedagógico, documento que contempla os conteúdos pré-estabelecidos pelas políticas educacionais e ministrados nas diversas disciplinas, o que valoriza as particularidades de cada unidade. Com o intuito de verificar a efetivação de um currículo escolar, realizou-se um estudo qualitativo, a partir da análise de documentos oriundos do MEC, SEED-PR, SEDUC - Maringá, e do Projeto Político Pedagógico de uma escola de período integral da rede municipal de Maringá-PR. Utilizou-se, ainda, como instrumento de pesquisa a entrevista semi-estruturada, aplicada a sete profissionais de ensino que aceitaram participar do trabalho. Os dados obtidos na pesquisa foram analisados de acordo com a análise de conteúdo proposto por Bardin (2011). A pesquisa demonstra que a definição de currículo se apresenta atrelada à matriz curricular, sendo necessário um maior aprofundamento nessa temática com o desígnio de compreendê-lo como algo construído dia após dia, a fim de consolidar a qualidade pautada nos princípios da educação integral.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Exatas e da Terrapt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical140 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Matemáticapt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exataspt_BR
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000225070.pdf1,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.