Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4438
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMarcos Cesar Danhoni Nevespt_BR
dc.contributor.authorPereira, Ricardo Franciscopt_BR
dc.date.accessioned2018-04-23T19:21:45Z-
dc.date.available2018-04-23T19:21:45Z-
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4438-
dc.description.abstractIn the actual learning-teaching process, from Fundamental level until the University schools, the educators, many time, are unsuccessfully to awake the interest of their students. The traditional approaches of education are less and less attractive for the students. Many times, the educators don't create fields of real participation of the students in the classrooms. These are transformed in an immense space of "anticreation" places. The present project intends to discuss the return of the ludicity, through the comprehension of the present situation of the Physics education, designing educational games that set out the main difficulties found by the students. Positive and negative points of this approach will be mapped involving Physics teachers. This alternative approach will be contextualized on the needs of the teachers and of their students, wanting to transform it in a powerful pedagogical practice. With the approach of specific contents in the games, is possible a deep involvement and participation of the students, when is created a playful environment to develop the learning-teaching process on Physics contents. Games involving the participation of Physics teachers will be analyzed, especially their speechs under a phenomenological analisis.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectFormação continuada de professorespt_BR
dc.subjectPesquisa fenomenológicapt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectPhysicsen
dc.subjectEducational gamesen
dc.subjectLearning-teaching processen
dc.subjectLudicityen
dc.subjectBrazilen
dc.titleDesenvolvendo jogos educativos para o ensino de física : um material didático alternativo de apoio ao binômio ensino-aprendizagempt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Polônia Altoé Fusinato [Co-orientador] - UEM
dc.contributor.referee2Álvaro Leonardi Ayala Filho - UFPel
dc.description.resumoNo atual processo de ensino-aprendizagem que vai do Ensino Fundamental ao Superior, os educadores, muitas vezes, não mais conseguem despertar o interesse de seus alunos. Os métodos tradicionais de ensino estão cada vez menos atraentes para os estudantes. Muitas vezes, os educadores não potencializam espaços para que seus alunos questionem e participem das aulas. Aos poucos, professores mudos falam para alunos surdos. A sala de aula acaba se transformando num imenso espaço de "anti-criação". O presente projeto buscará equacionar o resgate da ludicidade, através da compreensão da atual situação do ensino de Física, no intuito de desenvolver jogos educativos que equacionem as principais dificuldades encontradas pelos alunos. Pontos positivos e negativos serão mapeados e esboçados pelos professores. Essa prática pedagógica alternativa, se apresentada contextualizada nas necessidades dos professores e de seus alunos, pode tornar-se uma poderosa prática pedagógica. Com a abordagem de conteúdos específicos nos jogos, é possível um maior envolvimento e participação dos alunos, quando é criado um ambiente lúdico, deveras importante para o processo de aprendizagem dos conteúdos de Física. Aplicando os jogos com professores de Física serão analisados seus discursos sobre essa temática através de entrevistas, sob a ótica fenomenológica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Exatas e da Terrapt_BR
dc.publisher.localMaringápt_BR
dc.description.physical245 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Matemáticapt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exataspt_BR
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000166252.pdf992,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.