Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4441
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Regina Maria Pavanello | pt_BR |
dc.contributor.author | De Paula, Enio Freire | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-04-23T19:21:46Z | - |
dc.date.available | 2018-04-23T19:21:46Z | - |
dc.date.issued | 2009 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4441 | - |
dc.description.abstract | The present text discuss the proposal of creation and development in a study group of mathematicians, named GEDMAT, turned to the Mathematics teachers from the public schools and students from a Mathematics teaching course of a privet university, whose main aim is to provoke reflexions related to the Mathematics activities based in the Group Work about the Problems Resolution. The proposed work characterized as a cooperative research, of quantitative interpretative mark, whose objective was to investigate the impact on the acting and under graduation teachers' pedagogical practices, of its participation in a study group with cooperative characteristics formed for this intention. The research characterizes as cooperative, whereas though the members of the group formed have put themselves available to the researcher, the investigative problem conception, the conclusions and the final written are exclusivities of this and not of the group. When we analyse the gotten materials with the research activity, we conclude that this work acted as a professional developing process involved in this activity, giving qualitative improvements, in special to the familiarization with a possibility of a teaching strategy accorded in the teachers' debates and also among the teachers and the students. | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual de Maringá | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento profissional | pt_BR |
dc.subject | Professores de matemática | pt_BR |
dc.subject | Grupos de estudo cooperativo/colaborativo | pt_BR |
dc.subject | Matemática ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Formação profissional | pt_BR |
dc.subject | Brasil. | pt_BR |
dc.subject | Mathematical education | en |
dc.subject | Professional development of mathematics teachers | en |
dc.subject | Cooperative/collaborative study groups | en |
dc.subject | Study group | en |
dc.subject | Brazil. | en |
dc.title | Do discutir e resolver em matemática : reflexões sobre a constituição de um grupo de estudos entre educadores matemáticos | pt_BR |
dc.title.alternative | From the discussing and Solving in Mathematics: reflexions about the constitution of a study group among Mathematics educators | en |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Clélia Maria Ignatius Nogueira - UEM | |
dc.contributor.referee2 | Dario Fiorentini - UNICAMP | |
dc.description.resumo | O presente texto discute a proposta de criação e desenvolvimento de um grupo de estudo de educadores matemáticos, denominado GEDMAT, voltado a professores de Matemática de escolas públicas e alunos de um curso de licenciatura em Matemática de uma universidade particular, cujo objetivo principal é fomentar reflexões a respeito de atividades Matemáticas fundamentadas no Trabalho em Grupo sobre a Resolução de Problemas. O trabalho proposto caracterizou-se como uma pesquisa cooperativa, de caráter qualitativo interpretativo, cujo objetivo era investigar o impacto sobre a prática pedagógica dos professores atuantes e em formação, de sua participação em um grupo de estudo com características cooperativas constituído para esse fim. A pesquisa caracteriza-se como cooperativa, pois embora os integrantes do grupo constituído se tenham colocado à disposição do pesquisador, a concepção do problema investigativo, as conclusões e a escrita final são exclusividades deste e não do grupo. Ao analisarmos os materiais obtidos com a atividade de pesquisa, concluirmos que esse trabalho atuou como um processo de desenvolvimento profissional para os docentes envolvidos nessa atividade, propiciando melhorias qualitativas, em especial, à familiarização com a possibilidade de uma estratégia de ensino pautada no debate entre os docentes e também entre os docentes e seus alunos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEM | pt_BR |
dc.subject.cnpq1 | Ciências Exatas e da Terra | pt_BR |
dc.publisher.local | Maringá, PR | pt_BR |
dc.description.physical | 198 f. + | pt_BR |
dc.subject.cnpq2 | Matemática | pt_BR |
dc.publisher.center | Centro de Ciências Exatas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
000181529.pdf | 1,32 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.