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Autor(es): Sanches, Denise Godoi Ribeiro
Orientador: Ana Lúcia Olivo Rosas Moreira
Título: Educação ambiental e a práxis docente : analisando a TV multimídia no contexto escolar
Banca: Angélica Góis Morales - UEM
Banca: Neide Maria Michellan Kiouranis - UEM
Palavras-chave: Educação ambiental;Formação de professores;Tecnologia;Recurso didático;Formação continuada;Paraná (Estado);Brasil.;Technology;Teaching resource;Continuing education;Paraná;(State);Brazil.
Data do documento: 2012
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Resumo: Para compreendermos o enfoque da educação ambiental com a tecnologia dos recursos pedagógicos nesta pesquisa, contextualizamos a relação da ciência, tecnologia e sociedade (CTS) e a Educação Ambiental. Elucidamos aspectos que desencadearam as discussões para o surgimento dessas perspectivas e como a educação ambiental adentrou neste movimento. Enfatizamos a educação ambiental na educação básica e na formação de professores. No âmbito escolar, tais atividades podem ser desenvolvidas com o auxílio do recurso audiovisual e tecnológico, presente nas escolas públicas do Estado do Paraná, a TV Multimídia. Sendo assim, evidenciou-se o apoio nos referenciais teóricos sobre a tecnologia e a tecnologia educacional, em específico a TV Multimídia. Este estudo buscou analisar a efetividade da educação ambiental por meio do recurso pedagógico da TV Multimídia em um colégio da rede pública do estado do Paraná. A metodologia escolhida para este trabalho é de natureza qualitativa e utilizou-se os procedimentos técnico-metodológicos que consistiram em entrevista semi-estruturadas e pesquisa documental. Utilizou-se para desvelar os dados da pesquisa a análise de conteúdo conforme os referenciais de Bardin (2010) e Veiga (1995,1998) em específico para a análise documental das Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Estado do Paraná, do Projeto Político Pedagógico do Colégio e dos Planos de Trabalhos dos Docentes. Concluímos que as questões ambientais não estão contempladas em todas as diretrizes curriculares da educação básica do estado do Paraná (DCE), há ênfase nas disciplinas de arte, biologia, educação física, filosofia, geografia, química e sociologia. No Projeto Político Pedagógico do colégio há destaque para a educação ambiental nas mesmas disciplinas das DCE e há a inclusão de diversos projetos relacionados às questões ambientais, inclusive com o objetivo de valorização da comunidade local. Quanto aos planos de trabalhos docentes analisados, a temática ambiental é mencionada nas disciplinas de arte, biologia, filosofia, geografia, história, inglês, língua portuguesa, química e sociologia, inclusive em algumas que não constam nas DCE. Comparando com as entrevistas acreditamos que estes docentes tem conhecimento da importância do desenvolvimento das atividades de educação ambiental na educação básica e tem a TV Multimídia como recurso didático. Os docentes entrevistados desenvolvem atividades relacionadas a educação ambiental em sua prática pedagógica de acordo com suas potencialidades e conhecimento da temática em suas áreas de atuação.
Abstract: To understand the focus of environmental education with the technology of teaching resources in this research, contextualize the relationship between science, technology and society (STS) and Environmental Education. Elucidate aspects of the discussions that led to the emergence of these perspectives and how environmental education entered in this movement. We emphasize environmental education in basic education and teacher training. Within the school, such activities can be developed with the help of audiovisual and technological feature, present in the public schools of the State of Paraná, TV Multimedia. Thus, there was support in the theoretical references on technology and educational technology, specifically the TV Multimedia. This study sought to examine the effectiveness of environmental education through TV Multimedia educational resource in a public college in the state of Parana. The methodology chosen for this study is qualitative and makes use of technical and methodological procedures that consisted of semi-structured interviews and documentary research. We used to unveil the survey data to content analysis according to Bardin's referential (2010) and Veiga (1995, 1998) specifically for the documentary analysis of the Basic Education Curriculum Guidelines of the State of Paraná, the Pedagogical Political Project College Plans and Work of Teachers. We conclude that environmental issues are not included in all basic education curriculum guidelines of the state of Paraná (DCE), there is emphasis on the disciplines of art, biology, physical education, philosophy, geography, chemistry and sociology. In the Pedagogical Political Project of the college's emphasis on environmental education in the same disciplines and the DCE is the inclusion of several projects related to environmental issues, including for the purpose of enhancement of the local community. For plans of work teachers analyzed the environmental issue is mentioned in the disciplines of art, biology, philosophy, geography, history, English, Portuguese, chemistry and sociology, including some that are not on DCE. Compared with the interviews we believe that these teachers are aware of the obligation of developing environmental education in basic education and have the TV Multimedia as a teaching resource. The interviewed teachers develop activities related to environmental education in their practice in accordance with their capabilities and knowledge of the subject in their areas.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4443
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

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