Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4447
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPolônia Altoé Fusinatopt_BR
dc.contributor.authorFeltrin, Eder Rodolfopt_BR
dc.date.accessioned2018-04-23T19:21:47Z-
dc.date.available2018-04-23T19:21:47Z-
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4447-
dc.description.abstractWhen dealing with Physics Teaching, this can benefit much from the application of simulation software in the classroom. These software are able to simulate experiments that just happen in large, sophisticated laboratories, or that the school does not have the equipment needed to perform them, as well as modeling natural phenomena and enabling their exploitation through changes of variables. The institutional site Dia a Dia Educação, maintained by the Department of Education of Paraná, offers simulation software in Physics for use in the classroom. However, the teacher needs a pedagogical conceptions focus on producing a restructuring of the learning process so that the technology is in the service of its purposes and never determining them. One of these concepts is constructionism, in which the student interacts with the computer in an active way, "teaching him." In view of these considerations, the following issues are raised: the simulations found at Dia a Dia Educação for Physical Education teaching tools are developed in a constructionist perspective? The simulation software, available on the website Dia a Dia Educação can be used by the teacher in Physics Teaching constructionist way? Therefore, the aim of this study is to analyze, in a constructionist, simulations of Physics, available at the site Dia a Dia Educação. Justifying that such an analysis open reflection for educators to make the use of appropriate software in this discipline, satisfying the process of teaching and learning. The method of analyzing the data collected from the simulations was the Content Analysis. We conclude that to the extent that we analyze the software, it turns out that it is up to the teacher, to work with these technologies, devise a methodology to apply them in their classes, in order to act an active student participation in building his knowledge.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectConstrutivismopt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectConstrucionismopt_BR
dc.subjectSoftware de simulaçãopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectTecnologias da informaçãopt_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectInformation technologyen
dc.subjectConstructionismen
dc.subjectPhysics Teachingen
dc.subjectSoftware simulationen
dc.subjectBrazil.en
dc.titleEnsino de física : análise dos softwares de simulação disponibilizados pelo site Dia a Dia Educação na perspectiva construcionistapt_BR
dc.title.alternativePhysics education: analysis of simulation software available through the site Dia a Dia Educação in perspective constructionisten
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Josie Agatha Parrilha da Silva
dc.contributor.referee2Dulcinéia Ester Pagani Gianotto - UEM
dc.description.resumoAo tratar do Ensino de Física, esse pode se beneficiar em muito com a aplicação dos softwares de simulação em sala de aula. Tais softwares possibilitam simular experimentos que apenas acontecem em grandes e sofisticados laboratórios, ou que a escola não possui os equipamentos necessários para realizá-los, além de modelar fenômenos naturais e possibilitar sua exploração por meio de mudanças das variáveis. O site institucional Dia a Dia Educação, mantido pela Secretaria de Educação do Paraná, disponibiliza softwares de simulação em Física para serem utilizados em sala de aula. No entanto, o professor necessita de um enfoque pedagógico em concepções que produzam uma reestruturação do processo de aprendizagem, para que a tecnologia empregada se coloque a serviço dos seus propósitos e nunca os determinando. Uma dessas concepções é Construcionismo, em que o aluno interage com o computador de maneira ativa, "ensinando-o". Diante dessas considerações, os seguintes problemas são levantados: as simulações encontradas no site Dia a Dia Educação para o Ensino de Física são ferramentas didáticas elaboradas em uma perspectiva construcionista? Os softwares de simulação, disponibilizados no site Dia a Dia Educação podem ser usados pelo professor no Ensino de Física de forma construcionista? Logo, o objetivo do presente trabalho é analisar, na perspectiva construcionista, as simulações de Física disponibilizadas pelo site Dia a Dia Educação. Justificando-se que tal análise abre reflexão para que os educadores façam o uso dos softwares cabíveis na disciplina supracitada, satisfazendo o processo de ensino e aprendizagem. O método de análise dos dados coletados das simulações foi a Análise de Conteúdo. Conclui-se que na medida em que se analisam os softwares, verifica-se que cabe ao professor, ao trabalhar com essas tecnologias, planejar uma metodologia para aplicá-las em suas aulas, de forma que haja uma participação ativa do aluno na construção de seu conhecimento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Exatas e da Terrapt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical81 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Matemáticapt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exataspt_BR
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000220373.pdf2,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.