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dc.contributor.advisorLucieli Maria Trivizoli da Silvapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Eliane Siviero dapt_BR
dc.date.accessioned2018-04-23T19:21:47Z-
dc.date.available2018-04-23T19:21:47Z-
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4448-
dc.description.abstractThis study aimed to investigate the potential of the history of mathematics for the early years of elementary school from a proposal for teaching of numeration systems based on aspects of the history of mathematics. The issue numbering system is an important content for the early years, many authors highlight the use of the history of mathematics as a resource to work with this theme. In this way, an activity was held with students in the fourth grade of elementary school to a public high school located in the municipality of Moreira Sales-Paraná, involving properties of the Mayan numbering systems, Chinese and Arabic-Indic. Through this we seek to identify which implementation pedagogical potential of the history of mathematics described by Miguel and Miorim (2011) in the book " História na Educação Matemática: propostas e desafios" If showed in carrying out that activity were created three categories of potential related analyses of the material worked for the teacher to the student and to the process of teaching and learning of mathematics. Some of the potential identified in the survey were: the story as a source for selection of appropriate teaching methods and sequences to different topics of School Mathematics; the story search as a source of understanding and meanings for the teaching and learning of mathematics in school today; and the story as a source for understanding the nature and distinctive characteristics and the specific mathematical thinking in relation to other kinds of knowledge. It is hoped that with this research, we can contribute with research focused on the area of the history of mathematics primarily focusing in the initial years, and cooperate in the processes of teaching and learning of mathematics in this age group more specifically for the teaching of the numbering system.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectSistema de numeraçãopt_BR
dc.subjectHistória na educação matemáticapt_BR
dc.subjectAnos iniciaispt_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectMathematics educationen
dc.subjectHistory in mathematics educationen
dc.subjectEarly yearsen
dc.subjectNumeral systemsen
dc.subjectBrazil.en
dc.titleEnsino de sistemas de numeração baseado em informações históricas : um estudo nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeTeaching of numbering systems based on historical information: a study in the early years of elementary schoolen
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Iran Abreu Mendes - UFRN
dc.contributor.referee2Lilian Akemi Kato - UEM
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo investigar as potencialidades da História da Matemática para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental a partir de uma proposta de ensino de sistemas de numeração fundamentada nos aspectos da História da Matemática. O tema sistema de numeração se trata de um conteúdo importante para os Anos Iniciais, sendo que muitos autores destacam a utilização da História da Matemática como um recurso para o trabalho com esta temática. Dessa forma, foi realizada uma atividade com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, localizada no município de Moreira Sales - Paraná, envolvendo propriedades dos sistemas de numeração maia, chinês e o indo-arábico. Por meio dessa implementação buscamos identificar quais potencialidades pedagógicas da História da Matemática descritas por Miguel e Miorim (2011) no livro "História na Educação Matemática: propostas e desafios" se evidenciaram na realização da atividade, para isso, foram criadas três categorias de análises relacionadas ao potencial do material trabalhado para o professor, para o aluno e para o processo de ensino e aprendizagem da Matemática. Algumas das potencialidades identificadas na pesquisa foram: a história como fonte de seleção de sequências e métodos adequados de ensino para diferentes tópicos da Matemática escolar; a história como fonte de busca de compreensão e de significados para o ensino-aprendizagem da Matemática escolar na atualidade; e a história como fonte para a compreensão da natureza e das características distintivas e específicas do pensamento matemático em relação a outros tipos de conhecimento. Espera-se que com esta pesquisa, possamos contribuir com os estudos voltados para a área de História da Matemática, principalmente com foco nos Anos Iniciais, e cooperar nos processos de ensino e de aprendizagem da Matemática nessa faixa etária, especificamente para o ensino do sistema de numeração.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Exatas e da Terrapt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical147 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Matemáticapt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exataspt_BR
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

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