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Autor(es): Grandi, Samira Cassote
Orientador: Luciano Carvalhais Gomes
Título: Experiência de visitantes com deficiência visual na sala de física do museu de ciências da Universidade Estadual de Maringá
Banca: Moacir Pereira de Souza Filho - UNESP
Banca: Marcos Cesar Danhoni Neves - UEM
Palavras-chave: Experiência museal;Deficiência visual;Museu de ciência;Didática multissensorial;Ciências;Ensino;Brasil.;Museum experience;Visual impairment;Science museums;Multisensory teaching;Brazil.
Data do documento: 2017
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Resumo: Nos últimos anos, tem-se verificado um aumento crescente no número de pesquisas em Museus e Centros de Ciências em todo o mundo. Tais ambientes começaram a ser vistos como espaços educativos que podem contribuir para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem de ciências. Em paralelo, a procura por esses espaços tem tornado-se cada vez maior por diferentes públicos. Por consequência, também surge a questão da inclusão social no ambiente museológico, que vai muito além da acessibilidade física, envolvendo preocupações em vista da melhor experiência museal para todos os públicos. Entende-se por experiência museal o conjunto composto pelas principais emoções, sensações, vivências e aprendizagens, resultantes da interação do visitante com os objetos e os discursos presentes nos museus. Nesse contexto, por meio do estudo de caso de uma visita de pessoas com deficiência visual no ambiente de Física do Museu Dinâmico Interdisciplinar da Universidade Estadual de Maringá, pesquisamos que tipo de experiência museal esse ambiente pode proporcionar para esse perfil de público. Juntamente com a observação não-participante durante a visita, utilizamos as entrevistas semiestruturadas para a coleta dos dados pré e pós visita. Para nos auxiliar com a análise dos dados obtidos durante a visita, utilizamos um conjunto de categorias desenvolvidas por Allen (2002 apud SAPIRAS, 2007). A análise dos dados provenientes das entrevistas semiestruturadas foi feita seguindo a metodologia da Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (2003). Os resultados mostraram que o simples cuidado de fazer com que as explicações dos aparatos pelos monitores fossem acompanhadas pelo toque e manuseio do visitante com deficiência visual foi responsável por permitir uma experiência museal gratificante para os participantes. Ao se sentirem acolhidos pela atenção diferenciada dada nas descrições dos experimentos, eles ficaram mais à vontade e ativos nos diálogos que ocorreram durante a visita, despertando o interesse em querer aprender o que foi apresentado em cada experimento.
Abstract: In recent years there has been a growing increase in the number of research on Museums and Science Centers around the world. Such environments have been seen as educational spaces that may contribute to the improvement of the quality of the teaching and learning of science. At the same time, the demand for these spaces has become increasingly greater among different audiences. Consequently, there is the issue of social inclusion in the museum environment, which goes beyond physical accessibility, involving concerns in view of the best museum experience for all audiences. In this sense, museum experience is defined as the set composed by the main emotions, sensations, experiences and learning, resulting from the interaction of the visitor with the objects and the speeches inside the museum. In this context, through a case study of a visit made by visually impaired people in the Physics Environment of the Interdisciplinary Dynamics Museum of the State University of Maringá, we aimed to investigate what kind of experience these environments may provide for this specific type of audience. During the visit, together with the non-participant observation, we used the semi-structured interviews to collect pre and post visit data. To help us with the analysis of the data obtained during the visit, we used a set of categories developed by Allen (2002 apud SAPIRAS, 2007). The analysis of the semi-structured interviews data was made following the methodology of the Discursive Textual Analysis by Moraes and Galiazzi (2003). The results showed that the simple care of combining the explanations of the apparatuses with the touch and handling of them was responsible for allowing a gratifying museum experience for the visually impaired visitors. By feeling welcomed by the differentiated attention given in the descriptions of the experiments, the participants became more comfortable and active in the dialogues that occurred during the visit, arousing their interest in learning what was presented in each experiment.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4449
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

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