Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4452
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorValdeni Soliani Francopt_BR
dc.contributor.authorLovis, Karla Aparecidapt_BR
dc.date.accessioned2018-04-23T19:21:47Z-
dc.date.available2018-04-23T19:21:47Z-
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4452-
dc.description.abstractThis research approaches the teaching of Non-Euclidian Geometries, especially Hyperbolic Geometry and the software use of GeoGebra Dynamic Geometries. The research main goals consist of checking the knowledge from a group of teacher over Euclidian Geometry and Hyperbolic Geometry; identifying some epistemological obstacles during the activities performance that use the Poincaré disc model; verify that the study of this model allows that he teachers abandon the focused view that Euclidian Geometry is the only Geometry possible and, finally, check the possible contributions of GeoGebra software for the learning of Geometry contents. In order to achieve our goals we chose qualitative research type and we proposed a short-term course on Euclidian Geometry and Hyperbolic Geometry with the support from the GeoGebra software for a group of forty Mathematics teachers from public schools in towns from the North of Paraná state. We also had a historical, mathematic and philosophical discussion on Euclidian and Hyperbolic Geometry, concerning the teaching of these kinds of Geometry and the use of new Technologies in the educational field. Starting from interactions and reports from the teachers, some difficulties in the Geometry contents were confirmed, as well as the existence of epistemological obstacles - general and verbal - besides the lack of knowledge on educational possibilities of technological resources available in the schools and the difficulties in using them.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectGeometria Euclidianapt_BR
dc.subjectGeometria Hiperbólicapt_BR
dc.subjectModelo de Poincarépt_BR
dc.subjectObstáculos epistemológicospt_BR
dc.subjectGeometria dinâmicapt_BR
dc.subjectSoftware GeoGebrapt_BR
dc.subjectEnsino de geometriapt_BR
dc.subjectEnsino (1º e 2º graus)pt_BR
dc.subjectGeometria e informáticapt_BR
dc.subjectParaná (Estado)pt_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectHyperbolic geometryen
dc.subjectEuclidian geometryen
dc.subjectEpistemological obstaclesen
dc.subjectDynamic geometryen
dc.subjectThe teaching of geometryen
dc.subjectParanáen
dc.subjectStateen
dc.subjectBrazil.en
dc.titleGeometria Euclidiana e geometria Hiperbólica em um ambiente de geometria dinâmica : o que pensam e o que sabem os professorespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Rui Marcos de Oliveira Barros - UEM
dc.contributor.referee2José Antonio Salvador - UFSCar
dc.contributor.referee3Luzia Marta Bellini - UEM
dc.description.resumoEsta pesquisa aborda o ensino de Geometrias Nao-Euclidianas, em especial da Geometria Hiperbólica, e o uso do software de Geometria Dinâmica GeoGebra. Os objetivos da pesquisa consistem em averiguar os conhecimentos de um grupo de professores sobre Geometria Euclidiana e Geometria Hiperbólica; identificar alguns obstáculos epistemológicos durante a realização das atividades que utilizam o modelo do disco de Poincaré verificar se o estudo desse modelo permite que os professores abandonem a visão de que a Geometria Euclidiana e a única Geometria possível e, por fim, verificar as possíveis contribuições do software GeoGebra para a aprendizagem dos conteúdos das Geometrias. Para atingirmos nossos objetivos recorremos a pesquisa qualitativa e propomos um minicurso sobre Geometria Euclidiana e Geometria Hiperbólica com o auxilio do software GeoGebra, para um grupo de quarenta e um professores de Matemática de escolas publicas de cidades do Norte do Paraná. Também realizamos uma discussão histórica, matemática e filosófica sobre a Geometria Euclidiana e a Geometria Hiperbólica; do ensino dessas Geometrias e do uso de novas tecnologias na educação. Por meio das interações e dos relatos dos professores, confirmou-se algumas dificuldades nos conteúdos de Geometrias, bem como a existência de obstáculos epistemológicos - geral e verbal - alem do não conhecimento das possibilidades educacionais dos recursos tecnológicos disponíveis nas escolas e das dificuldades em utilizá-los.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Exatas e da Terrapt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical148 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Matemáticapt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exataspt_BR
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000180879.pdf1,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.