Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4453
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorValdeni Soliani Francopt_BR
dc.contributor.authorSouza, Simone dept_BR
dc.date.accessioned2018-04-23T19:21:48Z-
dc.date.available2018-04-23T19:21:48Z-
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4453-
dc.description.abstractThe aim of this study is to reflect on children's teachers geometry knowledge and the epistemological conception that characterize their educational conducts. Therefore, we had a qualitative research, semi-structured interview and a written report used as resources to get the private and public school six teachers' discourse collection in one city of Paraná state. The discourses analysis shows us the good teachers' willing with the geometry study, however the non-acquaintance theory and the rooted epistemological empiricist conception indicate that the knowledge is in the objects and these objects manipulation is enough to achieve the learning. It was possible to confirm the empiricist conception supremacy through the educational conduct where the children discover the geometrical form in the objects and in the world by the stimulus and material organized by the teachers. According to the teacher's work, we used Jean Piaget genetic epistemology and the standard identification purpose as basis for teachers' performance reflection. At the attempt to cause discussion in this area, we raised some questions, we elicited a constructivist view for geometric idea for child education and we tried to help teachers with the learning practice changes. In this context, we selected some suggestions with constructivist approach: geometric illustrations, geometry solid, logical block, games, children's drawings, geographical space observation and scale model production. We can see that these resources are good ways to learn geometry. Besides that, there are other possibilities that require a constant research in this area.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectEpistemologia genéticapt_BR
dc.subjectConduta metodológicapt_BR
dc.subjectConcepção pedagógicapt_BR
dc.subjectConcepção epistemológicapt_BR
dc.subjectParaná (Estado)pt_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectGeometryen
dc.subjectEpistemological conceptionen
dc.subjectMethodological conducten
dc.subjectChild educationen
dc.subjectParaná (Estado)en
dc.subjectBrazil.en
dc.titleGeometria na educação infantil : da manipulação empirista ao concreto piagetianopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Fernando Becker - UFRGS
dc.contributor.referee2Rui Marcos de Oliveira Barros - UEM
dc.description.resumoRefletir sobre os conhecimentos de geometria do professor de educação infantil e as concepções epistemológicas que fundamentam suas condutas pedagógicas é o objetivo de nossa pesquisa. Para tanto, recorremos à pesquisa qualitativa e utilizamos a entrevista semi-estruturada e o relato escrito como recursos à coleta dos discursos de seis professoras que atuam nas redes pública e particular de ensino, de uma cidade ao norte do Paraná. A análise dos discursos indica boa vontade das professoras para o trabalho geométrico, entretanto o desconhecimento da geometria enquanto teoria e a enraizada concepção epistemológica empirista, reportam à idéia de que este conhecimento está nos objetos, bastando sua manipulação para que haja aprendizagem. Confirmou-se a supremacia da concepção empirista subjacente às condutas pedagógicas em que caberia às crianças, através do estímulo e da organização dos materiais manipulativos pelos docentes, a descoberta das formas geométricas presentes nos objetos e no mundo que as rodeia. No interior desta dinâmica docente, buscamos na epistemologia genética de Jean Piaget e na proposta de identificação de padrões, as bases sólidas para contribuições à reflexão e atuação de professores. Na tentativa de fomentar discussões nesta área, levantamos questionamentos, provocamos um olhar construtivista para as noções geométricas na educação infantil e buscamos auxiliar mudanças na prática pedagógica corrente. Neste contexto, dos relatos das professoras, selecionamos para proposição de trabalho com base construtivista os recursos: figuras geométricas, sólidos geométricos, blocos lógicos, jogos, desenhos infantis e a observação de espaços geográficos e a confecção de maquetes. Entendemos que estes recursos podem ser veículos de aprendizagem significativa e viabilizadores da construção de noções geométricas infantis. Soma-se a eles um leque de possibilidades que amplia a necessidade de constantes pesquisas na área.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Exatas e da Terrapt_BR
dc.publisher.localMaringápt_BR
dc.description.physical146 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Matemáticapt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exataspt_BR
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000168973.pdf651,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.