Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4454
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorClélia Maria Ignatius Nogueirapt_BR
dc.contributor.authorDebastiani Neto, Joãopt_BR
dc.date.accessioned2018-04-23T19:21:48Z-
dc.date.available2018-04-23T19:21:48Z-
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4454-
dc.description.abstractPiaget's theory is notable for the research effort in the construction of space for the child, including how it perceives and represents. According to Piaget and Inhelder (1993), in the field of geometry, the first child establishes topological relationships to later build the projective and Euclidean relations, which occur simultaneously. However, according to the Basic Education Curriculum Guidelines for Mathematics in the State of Paraná (2008), Content Structuring geometry unfolds in the following topics: plane geometry, spatial geometry, analytic geometry and basic non-Euclidean geometries, being presented students of Basic Education, in the order described. Thus, this project aims to identify how children between eight and twelve years, who attend elementary school mobilize some of the basic ideas for the construction of geometrical concepts during the resolution of problem situations. We believe that this research, besides the aforementioned objective, is to give subsidies to confirm the inclusion of non-Euclidean geometries Curriculum Guidelines. Our theoretical results from the Theory of Construction of the Jean Piaget and Barbel Inhelder and Conceptual Fields Theory. The research methodology adopted Piaget's Clinical Method as an instrument with different problem situations.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectGeometria Euclidianapt_BR
dc.subjectGeometrias não euclidianapt_BR
dc.subjectConstrução do espaçopt_BR
dc.subjectRelações topológicaspt_BR
dc.subjectRelações projetivaspt_BR
dc.subjectRelações euclidianaspt_BR
dc.subjectConteúdo estruturante de geometriapt_BR
dc.subjectEpistemologia genéticapt_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectConstruction of the spaceen
dc.subjectrelations topologicalen
dc.subjectrelations projectiveen
dc.subjectEuclidean Relationsen
dc.subjectNon-Euclidean geometriesen
dc.subjectContent Structuring geometryen
dc.subjectTeaching Mathen
dc.subjectBrazil.en
dc.titleGeometrias na segunda fase do ensino fundamental : um estudo apoiado na epistemologia genéticapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Valdeni Soliani Franco - UEM
dc.contributor.referee2Patrícia Unger Raphael Bataglia - UNESP
dc.contributor.referee3Rui Marcos de Oliveira Barros - UEM
dc.description.resumoA teoria de Piaget se destaca pelo esforço na investigação da construção do espaço pela criança, incluindo como ela o percebe e o representa. Segundo Piaget e Inhelder (1993), no domínio das geometrias, a criança estabelece primeiro as relações topológicas para, posteriormente, construir as relações projetivas e euclidianas, que ocorrem de maneira simultânea. Contudo, de acordo com as Diretrizes Curriculares da Educação Básica de Matemática do Estado do Paraná (2008), o Conteúdo Estruturante de geometria se desdobra nos seguintes tópicos: geometria plana, geometria espacial, geometria analítica e noções básicas de geometrias não euclidianas, sendo apresentadas aos alunos da Educação Básica, na ordem descrita. Assim, o presente projeto tem como objetivo identificar como crianças entre oito e doze anos, que cursam o Ensino Fundamental mobilizam algumas das ideias básicas à construção de conceitos geométricos durante a resolução de situações-problema. Acreditamos que esta pesquisa, além do objetivo já citado, vem dar subsídios para confirmar a inclusão das geometrias não euclidianas nas Diretrizes Curriculares. Nossa fundamentação teórica advém da Teoria da Construção do Espaço de Jean Piaget e Barbel Inhelder e da Teoria dos Campos Conceituais. A metodologia de pesquisa adotada é o Método Clínico Piagetiano tendo como instrumento diferentes situações-problema.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Exatas e da Terrapt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical198 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Matemáticapt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exataspt_BR
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000198607.pdf1,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.