Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4460
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMarcos Cesar Danhoni Nevespt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Mayara Ricardo dept_BR
dc.date.accessioned2018-04-23T19:21:49Z-
dc.date.available2018-04-23T19:21:49Z-
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4460-
dc.description.abstractThe new educational proposals, as highlighted in the National Curriculum Guidelines for Secondary Education, establish a new physical education, which should be characterized by teaching skills and abilities in a more interdisciplinary approach and contextualized knowledge. That is, the focus may not be transmitting a knowledge that will be tested in several trials and reviews. However, here, we ran into a problem that has affected the teaching of science, the fragmentation of education. A brief historical and epistemological study is sufficient to show us that the scientific development the various knowledge have always been amalgamated and much of this development is due to these interrelations. The Renaissance is a very rich period to show that it is possible this diversity of knowledge are interrelated, and a Renaissance worth mentioning, both in its artistic potential as their ingenuity to science and mechanics, is Leonardo da Vinci (1452-1519). Aware of the magnitude and interdisciplinarity of the works left by Leonardo da Vinci, we aim of this research a discursive textual analysis concerning Leonardo da Vinci and his Flight of the Code, which was made available by the platform L3, to seek the links between different fields of knowledge and use them as input for a more interdisciplinary approach and less fragmented science teaching in schools.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectCiências estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectCiênciapt_BR
dc.subjectLeonardo da Vincipt_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectScience educationen
dc.subjectArten
dc.subjectScienceen
dc.subjectLeonardo da Vincien
dc.subjectBrazil.en
dc.titleLeonardo da Vinci e o estudo do voo : uma abordagem para o ensino de ciênciaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Michel Corci Batista - UTFPR
dc.contributor.referee2Polonia Altoé Fusinato - UEM
dc.description.resumoAs novas propostas de Ensino, como destacadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, estabelecem um novo Ensino de física, que deve ser caracterizado pelo Ensino de competências e habilidades, dentro de uma abordagem mais interdisciplinar e contextualizado do conhecimento. Ou seja, o foco não pode ser a transmissão de um conhecimento que será testado em provas e avaliações diversas. No entanto, aqui, esbarramos em um problema que tem afetado o Ensino de Ciências, a fragmentação do Ensino. Um breve estudo histórico e epistemológico é suficiente para nos mostrar que no desenvolvimento científico os diversos conhecimentos sempre estiveram amalgamados e grande parte deste desenvolvimento é devido a essas inter-relações. O Renascimento é um período riquíssimo para mostrar que é possível essa diversidade de conhecimentos estarem relacionados entre si, e um renascentista que merece destaque, tanto em seu potencial artístico como em sua engenhosidade para a Ciência e mecânica, é Leonardo da Vinci (1452-1519). Conscientes da magnitude e interdisciplinaridade das obras deixadas por Leonardo da Vinci, temos como objetivo desta pesquisa uma análise textual discursiva referente a Leonardo da Vinci e seu Código do Voo, que foi disponibilizado pela plataforma L3, a fim de buscar as relações entre diferentes áreas do conhecimento e utilizá-las como subsídio para uma abordagem mais interdisciplinar e menos fragmentada do Ensino de Ciências nas escolas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Exatas e da Terrapt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical119 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Matemáticapt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exataspt_BR
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000225816.pdf2,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.