Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4461
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPatrícia Lessa dos Santospt_BR
dc.contributor.authorShimura, Joyce Mayumipt_BR
dc.date.accessioned2018-04-23T19:21:49Z-
dc.date.available2018-04-23T19:21:49Z-
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4461-
dc.description.abstractThe present research is aimed at understanding the travestis' narrative life through their narratives about their experiences and social practices related to education and science. This research is based on the feminist and Foucault studies, particularly on the infamous life; sexuality and sex concepts. These studies consider sexuality as a dispositive of power that is based on the inclusion of sex into the systems of power regulation. Moreover, they question the evidence of a hegemonic binarism that regulate language, social and sexual practices. However, this research questions if the travestis bodies are transformed into subject or if such bodies are transformed into infamous subject when shocked against the power. Would the medical discourses and the public policy for the travesties bodies be ways to transform those bodies into subjects? Thus, sex, sexuality, gender, body and scholar memory were the focus on the analysis of interviews recorded through the method of oral history. The analyses showed that the travesti destabilizes the orders of binary sex and the impositions of masculine/feminine, normal/abnormal, male/female models, which make the bodies subordinated to the symbolic power and material. On the one hand, the travestis bodies are subject, expressed by medical discourses and public policies and on the other hand these bodies live infamously.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectTravestis - Educaçãopt_BR
dc.subjectCiências ocultas e sexopt_BR
dc.subjectEducação - Abordagem interdisciplinar do conhecimentopt_BR
dc.subjectTravestis - Práticas sociaispt_BR
dc.titleMemórias escolares de travestis: a formação dos sujeitos nos discursos da ciênciapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Luzia Margareth Rago - UNICAMP-
dc.contributor.referee2Eliane Ribeiro Pardo - UEPel-
dc.contributor.referee3Luzia Marta Bellini - UEM-
dc.contributor.referee4Ana Maria Teresa Benevides-Pereira - UEM-
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivo entender as experiências de vida de travestis por meio das narrativas de suas práticas sociais relacionadas com a educação e a ciência. Esta pesquisa fundamenta-se nos estudos feministas e nos estudos de Foucault, particularmente nos conceitos de vida infame, sexualidade e sexo. Tais estudos consideram a sexualidade como um dispositivo de poder que tem como fundamento a inserção do sexo em sistemas de regulação do poder. Além disso, questionam a evidência de um binarismo hegemônico, que regulam tanto a linguagem quanto as práticas sociais e sexuais. Todavia, a pesquisa questiona se os corpos travestis são transformados em sujeitos ou se tais corpos ao debaterem com o discurso de poder são transformados em sujeitos infames. Os discursos médicos e as políticas públicas para os corpos travestis seriam formas de transformar tais corpos em sujeitos? Assim, sexo, sexualidade, gênero, corpo e as memórias escolares foram focos na análise das entrevistas registradas por meio da história oral. As análises evidenciaram que pessoas travestis desestabilizam as ordens do sexo binário, evidenciam as imposições sobre modelo masculino/feminino, normal/anormal, macho/fêmea, que tornam os corpos submetidos ao poder simbólico e material. Desse modo, por um lado, os corpos travestis se encontram como sujeitos, expressos por discursos médicos e políticas públicas; por outro lado, vivenciam a infâmia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Exatas e da Terrapt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical104 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Matemáticapt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exataspt_BR
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000199866.pdf1,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.