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Autor(es): Bocato, Débora Cristina Curto da Costa
Orientador: Ourides Santin Filho
Título: Novas perspectivas para o experimento da vela por meio de uma abordagem histórica
Banca: Deividi Marcio Marques - UFU
Banca: Marcelo Maia Cirino - UEL
Palavras-chave: Ensino de química;História da ciência;Episódios da combustão;Aprendizagem significativa;Modelo epistemológico;Brasil.;Chemistry Teaching;History of Science;Episodes of Combustion;Meaningful;Learning;Epistemological Model;Brazil.
Data do documento: 2016
Editor: Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática
Resumo: O objetivo deste trabalho foi investigar as potencialidades didáticas da abordagem histórica do fenômeno da combustão junto à alunos do primeiro ano de um curso de Licenciatura em Química. O experimento de observação de uma vela proposto no ensino médio e também em disciplinas introdutórias de alguns cursos superiores da área de Ciências Naturais é normalmente adotado para que o aluno conheça e exercite o "método científico". Tal procedimento reforça a concepção ingênua de que o conhecimento é adquirido a partir do método empírico-indutivista, o qual postula que o conhecimento começa com a observação, além de consolidar uma visão linear, a-histórica e progressista da ciência. Propusemos uma abordagem histórica desse experimento, utilizando-o para apresentação e discussão das teorias de combustão de Carl Scheele, Joseph Priestley e Antoine Lavoisier, que rivalizaram no século XVIII. Alunos do primeiro ano de uma Universidade Pública do Paraná refizeram o experimento em seu modo clássico e posteriormente foram levantadas discussões sobre as conclusões equivocadas que este experimento pode trazer. Em seguida eles realizaram atividades direcionadas tendo como base estudos voltados para a História da Química, particularmente do trabalho dos estudiosos citados. A abordagem histórica sobre os episódios da combustão possibilitou aos alunos uma aprendizagem significativa dos conhecimentos científicos, isso porque eles tiveram acesso ao processo de construção das teorias e puderam entender a Ciência como uma produção social. Além disso, a atividade realizada tornou possível que os acadêmicos começassem a assimilar um novo modelo epistemológico, no qual estão presentes a não neutralidade e os conflitos inerentes à elaboração de novas teorias. Nesse sentido, eles passaram a compreender o processo não linear da produção do conhecimento, bem como os embates teóricos envolvidos e tiveram a oportunidade de aperfeiçoar suas concepções, construindo uma visão mais crítica, social e histórica acerca da Ciência e seu funcionamento.
Abstract: The aim of this work was to investigate the didactic potential of the historical approach of the combustion in the first year students of an undergraduate Chemistry course. The experimental observation of a candle proposed in high school and in introductory courses of some higher education courses in Natural Sciences is usually adopted for the student to know and exercise the "scientific method". This procedure strengthens the naive notion that knowledge is acquired from the empirical-inductive method, which postulates that knowledge begins with observation, besides consolidating a linear view, ahistorical and progressive science. We propose a historical approach of this experiment, using it for presentation and discussion of combustion theories of Carl Scheele, Joseph Priestley and Antoine Lavoisier, who faced the eighteenth century. First year students of a Public University of Paraná State in Brazil performed the experiment in its classic mode and subsequently discussed about the wrong conclusions that this experiment can bring. Then they conducted targeted activities based on studies focused on the history of chemistry, particularly the work of the aforementioned scholars. The historical approach of the episodes of the combustion enabled students to meaningful learning of scientific knowledge. They had access to the process of construction of theories and might perceive science as a social production, and the activity carried out allowed the scholars began to take ownership of a new epistemological model, in which are present the non-neutrality and conflicts inherent to the development of new theories. In this sense, they have come to understand the nonlinear process of knowledge production as well as the theoretical debates involved and had the opportunity to perfect their designs, building a more critical, social and historical view about Science and how it works.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4463
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

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