Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4468
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAna Tiyomi Obarapt_BR
dc.contributor.authorRiva, Poliana Barbosa dapt_BR
dc.date.accessioned2018-04-23T19:22:43Z-
dc.date.available2018-04-23T19:22:43Z-
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4468-
dc.description.abstractArtisan fishermen have a traditional ecological knowledge, built by generation by generation, about natural history, behavior and popular classification of the fish, which is used in fishing strategies and can be useful for sustainability of fish stocks. This research's aim was to know the traditional knowledge, more specifically, the Paraná River floodplain fishermen's ethnoichthyological knowledge about ecology and local ictiofaunistic as well as to investigate how the teachers of the region promote the dialog between popular and scientific about fish with their students. The ethnoichthyological data were obtained by usual procedures of the qualitative research: interviews, recordings, observations and documental analysis. In a second moment, these information subsidize the planning and realization of a course of continuing education for the local teachers about the region's fish and ecology and the survey of their conceptions and pedagogic practices about the theme. The methodology of the data collect adopted in this phase had its base in participative research. The result obtained show that the interviewed fishermen, although they don't have access to systematized knowledge about ecology and dynamic of the floodplain, present knowledge and perception which must be considered in the environmental educational projects and the management of natural resources. Regarding to the teachers, it was observed that in spite of their initial limitations about working the knowledge dialog, as found in the questionnaire's analysis, they were rendered problematic and overcame during the course. The didactic strategies expressed in the didactic sequences performed by the teachers, at the end of the course, showed positive perspectives that both knowledge - scientific and traditional - may be worked by them, to establish a fertile dialog among different knowledge and, as a consequence, increase the critical view of the students about the environmental reality they live in.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEtnoictiologiapt_BR
dc.subjectEducação interculturalpt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectPescadores artesanaispt_BR
dc.subjectConhecimento ecológico popularpt_BR
dc.subjectParaná (Estado)pt_BR
dc.subjectRiopt_BR
dc.subjectBaciapt_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectEthnoichthyologyen
dc.subjectBasic Educationen
dc.subjectIntercultural Educationen
dc.subjectParaná Riveren
dc.subjectBrazil.en
dc.titleO diálogo entre o conhecimento científico e o saber popular sobre peixes por pescadores e professores de escolas públicas localizadas na planície de inundação do alto rio Paranápt_BR
dc.title.alternativeThe dialog between popular and scientific knowledge about fish by fishermen and public school teachers located in the upper Paraná River floodplain.en
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Jandira Liria Biscalquini Talamoni - UNESP
dc.contributor.referee2Ana Lúcia Olivo Rosas Moreira - UEM
dc.description.resumoPescadores artesanais possuem um conhecimento ecológico tradicional, construído de geração a geração, acerca da história natural, do comportamento e da classificação popular dos peixes, o qual é utilizado nas estratégias de pesca e pode ser útil para a sustentabilidade dos estoques pesqueiros. Esta pesquisa teve como objetivo investigar os conhecimentos tradicionais, mais especificamente os saberes etnoictiológicos dos pescadores da planície alagável do rio Paraná, sobre a ecologia e composição ictiofaunística local, bem como investigar como os professores das escolas da região promovem com seus alunos o diálogo entre o saber popular e o científico sobre os peixes. Os dados etnoictiológicos foram obtidos mediante os procedimentos usuais da pesquisa qualitativa: entrevistas, gravações, observações e análise documental. Em um segundo momento, essas informações subsidiaram o planejamento e a realização de um curso de formação continuada para os professores das escolas locais sobre os peixes e a ecologia da região, e a investigação de suas concepções e práticas pedagógicas sobre o tema. Os resultados obtidos indicam que os pescadores entrevistados, apesar de não terem acesso ao conhecimento científico sistematizado sobre a ecologia e dinâmica da planície de inundação, apresentam conhecimentos e percepções que devem ser considerados nos projetos de educação ambiental e na gestão dos recursos naturais. Em relação aos professores, observamos que, a despeito de suas limitações iniciais para trabalharem o diálogo dos saberes, como constatamos na análise dos questionários, estas foram problematizadas e superadas durante o curso. As estratégias didáticas e pedagógicas expressas nas seqüências didáticas realizadas pelos professores ao final do curso evidenciaram perspectivas positivas de que ambos os conhecimentos - científicos e tradicionais - podem ser por eles trabalhados, a fim de estabelecer um diálogo fértil entre esses diferentes saberes e, consequentemente, ampliar a visão crítica dos alunos sobre a realidade ambiental em que vivem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Exatas e da Terrapt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical199 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Matemáticapt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exataspt_BR
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000198991.pdf5,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.