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dc.contributor.advisorRegina Maria Pavanellopt_BR
dc.contributor.authorCaldatto, Marlova Estelapt_BR
dc.date.accessioned2018-04-23T19:22:45Z-
dc.date.available2018-04-23T19:22:45Z-
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4479-
dc.description.abstractThe process of development of Curriculum Guidelines for Elementary School - Mathematics - is regarded by the Paraná Ministry of Education as being a collective elaboration procedure, occurring inside the schools of Paraná with the active participation of all teachers working in state schools. The goal of this research is to present a historical review of the elaboration of these guidelines, based on the recollections of teachers who were present during the process. The focus of the study is on the incorporation, in the framework of contents to be taught in elementary school, of the Non-Euclidean Geometry. Due to the poor training of teachers in what concerns the Euclidean geometry and, inevitably, the problems involved in teaching this subject in elementary school, our interest has been aimed at understanding how and why this incorporation occurred, how the teachers taking part in the preparation of the guidelines see this event and, considering the decisions taken during the process, what their contribution was. The information collected were acquired through the analysis of documents developed by the State Ministry of Education, research papers related to this subject and by interviewing 15 teachers who, somehow, were involved in the process. 9 teachers from the Maringá Regional Education centre, 5 teachers members of the mathematics technical team of the State Ministry during the preparation of the guidelines and a critical reader of the mathematics discipline were interviewed. In order to examine and analyse the interviews properly the method of Oral History Theme was chosen. The outcomes of our research showed that the elaboration process of the guidelines was much more influenced by management issues and internal crises which happened in the Ministry than by the participation of the professionals from state schools, and that the decision to insert the Non-Euclidean geometries did not come from any of these teachers, but was undertaken through a maneuver of the mathematics technical team of the State Ministry; furthermore, the teachers claim they are not knowledgeable enough to make a discussion on the subject possible, let alone to teach it.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectDiretrizes curriculares de matemáticapt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectGeometrias não Euclidianaspt_BR
dc.subjectHistória oralpt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectNúcleo Regional de Maringápt_BR
dc.subjectParanápt_BR
dc.subject(Estado)pt_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectMathematics Curriculum Guidelines of Paranaen
dc.subjectElementary educationen
dc.subjectNon-Euclidean geometriesen
dc.subjectOral historyen
dc.subjectTeachersen
dc.subjectMaringa Regional Educationen
dc.subjectParanaen
dc.subjectStateen
dc.subjectBrazil.en
dc.titleO processo coletivo de elaboração das Diretrizes Curriculares para a educação básica do Paraná e a inserção das geometrias não euclidianaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Ruy César Pietropaolo - UNIBAN
dc.contributor.referee2Adriano Rodriguez Ruiz - UNOESTE
dc.contributor.referee3Maria das Graças de Lima - UEM
dc.description.resumoO processo de elaboração das Diretrizes Curriculares para a Educação Básica - Matemática (DCEs) é conclamado pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED) como um processo de elaboração coletivo, ocorrido no interior da escola paranaense e com a participação efetiva de todos os professores da rede estadual de ensino. A presente pesquisa tem por objetivo apresentar uma narrativa histórica do processo de elaboração das DCEs, com base nas memórias de professores que dele participaram. Essa narrativa tem como foco a inclusão, no arcabouço de conteúdos a serem ensinados na escola básica, das geometrias não euclidianas. Tendo em vista a deficiente formação de professores com relação à geometria euclidiana e, em decorrência, os problemas existentes com ensino desse tema na escola básica, nosso interesse se voltou a entender como e porque essa inserção ocorreu e qual a visão dos professores participantes na elaboração das DCEs sobre essa inserção e sua participação nas decisões tomadas no decorrer desse processo. As informações para nossa pesquisa foram coletadas mediante a análise de documentos produzidos pela SEED, de trabalhos de pesquisa relacionados ao tema e em entrevistas com 15 professores participantes, de diferentes maneiras, do referido processo. Entrevistamos nove professores do Núcleo Regional de Maringá, cinco professores membros da equipe técnica de Matemática da SEED no período da elaboração das DCEs e um leitor crítico da disciplina de Matemática do documento. Para o tratamento e análise das entrevistas, utilizamos a metodologia da História Oral Temática. Os resultados de nossa pesquisa evidenciaram que o processo de elaboração das DCEs foi muito mais influenciado pelos problemas de gestão e crises internas que ocorreram na SEED do que pela participação dos professores da rede estadual de ensino, e que a inserção das geometrias não euclidianas não foi uma decisão dos professores, mas uma ação desenvolvida por membros da equipe técnica de Matemática da SEED. Por outro lado, os professores alegam não possuírem formação mínima, nem para discutir o tema, nem para trabalhá-lo em sala de aula.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Exatas e da Terrapt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical261 f. +pt_BR
dc.subject.cnpq2Matemáticapt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exataspt_BR
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

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