Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4480
Autor(es): Eibel, William Cleston
Orientador: Marcelo Maia Cirino
Título: O processo de construção de identidades docentes no âmbito do programa institucional de bolsas de iniciação à docência - PIBID/Biologia
Banca: Lourdes Aparecida Della Justina - UNIOESTE
Banca: Álvaro Lorencini Junior - UEL
Palavras-chave: Formação inicial de professores, Ensino de biologia, Identidade docente, Biologia, Ensino, Formação inicial, PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência), Biologia - Brasil;Initial training;Teacher identity;Graduation;Pibid/Biology;- Brazil
Data do documento: 2016
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Resumo: Para compreender o cenário no qual a docência se constitui, considerando as novas demandas que motivam os professores a redefinirem seus papeis, tarefas e identidades, investigamos a participação de bolsistas do Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência-Pibid / Subprojeto de Biologia, de uma universidade pública do estado do Paraná, com o objetivo de identificar e analisar os problemas e dificuldades vivenciadas pelos graduandos ainda em formação. Esta pesquisa investigou, principalmente, a construção das identidades docentes influenciadas pela inserção do licenciado neste projeto. O objetivo foi identificar e analisar como a participação dos discentes nas atividades do Pibid em Biologia tem contribuído para a formação de suas identidades docentes. A pesquisa se utilizou de uma abordagem qualitativa, utilizando como instrumento de coleta de dados, a entrevista semiestruturada. A análise desses dados deu-se de acordo com os pressupostos teórico-metodológicos da Análise de Conteúdo de Bardin (1977), com a emergência posterior de categorias e subcategorias de análise. A análise dos dados nos permitiu verificar que o auto reconhecimento dos participantes no âmbito do Pibid / Biologia, assim como o auto reconhecimento, perante seus pares, familiares e a sociedade, influenciou fortemente o processo de construção de suas identidades docentes ao longo do processo de formação inicial. Os resultados dessa investigação apontam no sentido de que o Pibid é um programa que contribui de maneira efetiva para a construção das identidades docentes dos licenciados de Biologia possibilitando o desenvolvimento e o compartilhamento dos saberes e da complexidade do cotidiano escolar nas atividades de ensino junto aos alunos da Educação Básica, além de incentivar as ações críticas e reflexivas sobre as relações entre a teoria e a prática docente
Abstract: To understand the scenery in which the teaching profession constitutes, where the new demands that motivate teachers to redefine their roles, tasks and identities. We investigated the participation of stock market´s Institutional Project Initiation Scholarship of the teaching profession - Pibid / Subproject of Biology, in a Public University from Paraná´s State; with the objective to identify and analyze the problems and difficulties experienced by the undergraduates still in training. This study investigated, mainly, the teacher´s construction identities influenced by the insertion of the licensee in this project. The objective was to identify and analyze how the learners´ participation in the Pibid´s Biology activities has contributed to the formation of their teacher identities. The research used a qualitative approach using as data collection instrument, structured interviews. The analysis of these data was given according to the methodological-theoretical assumptions´ analysis of content from Bardin (1977), with the emergence´s categories and subcategories posterior analysis. This data analysis allowed us to verify that the self-recognition of the participants under the Pibid/Biology, as well as the alterrecognition, with their peers, family and society, strongly influenced the process of construction of their teacher identities along the process of initial training. The results from this research suggest that the Pibid is a program that effectively contributes to teacher´s identities licensees in Biology, construction. Enabling the development and sharing knowledge and the complexity of the everyday school in teaching activities with their students at Basic Education. In addition to encouraging the critical actions and reflexive relations between theory and the teaching practice
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4480
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000223321.pdf1,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.