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Autor(es): Silva, Vanessa Masteguim da
Orientador: Ourides Santin Filho
Título: Potencialidades do uso de software em sequência didática no ensino de conceitos de oxirredução
Título(s) alternativo(s): Potentialities of the use of software in didactic sequence in the teaching of concepts of oxirreduction
Banca: Aguinaldo Robinson de Souza - UNESP
Banca: Marcelo Carlos de Proença - UEM
Palavras-chave: Oxirredução;Teoria da ação mediada;Tecnologia da informação;Sofware educativo I;Tecnologia educacional;Brasil.;Oxidation;Theory of mediated action;Educational software;Experimentation;Brazil.
Data do documento: 2017
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Resumo: Os estudantes de Ciências, em particular de Química, devem compreender a ciência na sua totalidade, tendo que aprender noções do que ocorre no meio submicroscópico da matéria, que se reflete no meio macroscópico, além dos aspectos da linguagem que media os conceitos químicos. Neste trabalho abordamos a seguinte problemática: quais são as potencialidades didáticas da utilização de um software educacional para aprendizagem do conceito de oxirredução em metais por estudantes do Ensino Médio. Essa pesquisa, de caráter qualitativo, foi desenvolvida com sete estudantes do terceiro ano do Ensino Médio de um Colégio Estadual localizado no município de Tamboara/PR, no período de abril à maio de 2016, e teve como principal objetivo analisar uma proposta metodológica referente à experimentação atrelada à tecnologia da informação e da comunicação (TIC), acerca do conceito de oxirredução em metais, que envolveu o uso de um software apropriado. Os resultados foram analisados com base na Teoria da Ação Mediada, de James Wertsch e após analisarmos os mesmos, encontramos vários níveis de Domínio (fraco, moderado e forte), bem como vários níveis de Apropriação (fraco, moderado e forte). Segundo Wertsch (1999) ao dominar ou apropriar-se o sujeito obtém uma significação dos conceitos aprendidos, nesse caso, processos de oxirredução. Fato esse, nos revela que o processo o qual foi mediado durante o ensino, superou a informação e possibilitou ao aluno a obtenção do conhecimento da totalidade dos processos oxidativos.
Abstract: Science students, in particular Chemistry, must understand science in its entirety, having to learn notions of what occurs in the submicroscopic environment of mat-ter, which is reflected in the macroscopic environment, as well as the aspects of language that mediate chemical concepts. In this work we address the following problems: what are the didactic potentialities of the use of an educational soft-ware to learn the concept of oxidation in metals by high school students. This qualitative research was carried out with seven students of the third year of High School of a State College located in the municipality of Tamboara / PR, from April to May 2016, and had as main objective to analyze a methodological proposal regarding the Experimentation linked to information and communication technol-ogy (ICT), about the concept of oxidation in metals, which involved the use of appropriate software. The results were analyzed based on James Wertsch's The-ory of Mediated Action and after analyzing them, we found several levels of Do-minion (weak, moderate and strong) as well as several levels of appropriation (weak, moderate and strong). According to Wertsch (1999), when dominating or appropriating, the subject obtains a meaning from the concepts learned, in this case, oxidation processes. This fact, reveals that the process which was medi-ated during the teaching, exceeded the information and enabled the student to obtain knowledge of all the oxidative processes.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4485
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

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