Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4485
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOurides Santin Filhopt_BR
dc.contributor.authorSilva, Vanessa Masteguim dapt_BR
dc.date.accessioned2018-04-23T19:22:45Z-
dc.date.available2018-04-23T19:22:45Z-
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4485-
dc.description.abstractScience students, in particular Chemistry, must understand science in its entirety, having to learn notions of what occurs in the submicroscopic environment of mat-ter, which is reflected in the macroscopic environment, as well as the aspects of language that mediate chemical concepts. In this work we address the following problems: what are the didactic potentialities of the use of an educational soft-ware to learn the concept of oxidation in metals by high school students. This qualitative research was carried out with seven students of the third year of High School of a State College located in the municipality of Tamboara / PR, from April to May 2016, and had as main objective to analyze a methodological proposal regarding the Experimentation linked to information and communication technol-ogy (ICT), about the concept of oxidation in metals, which involved the use of appropriate software. The results were analyzed based on James Wertsch's The-ory of Mediated Action and after analyzing them, we found several levels of Do-minion (weak, moderate and strong) as well as several levels of appropriation (weak, moderate and strong). According to Wertsch (1999), when dominating or appropriating, the subject obtains a meaning from the concepts learned, in this case, oxidation processes. This fact, reveals that the process which was medi-ated during the teaching, exceeded the information and enabled the student to obtain knowledge of all the oxidative processes.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectOxirreduçãopt_BR
dc.subjectTeoria da ação mediadapt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectSofware educativo Ipt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectOxidationen
dc.subjectTheory of mediated actionen
dc.subjectEducational softwareen
dc.subjectExperimentationen
dc.subjectBrazil.en
dc.titlePotencialidades do uso de software em sequência didática no ensino de conceitos de oxirreduçãopt_BR
dc.title.alternativePotentialities of the use of software in didactic sequence in the teaching of concepts of oxirreductionen
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Aguinaldo Robinson de Souza - UNESP
dc.contributor.referee2Marcelo Carlos de Proença - UEM
dc.description.resumoOs estudantes de Ciências, em particular de Química, devem compreender a ciência na sua totalidade, tendo que aprender noções do que ocorre no meio submicroscópico da matéria, que se reflete no meio macroscópico, além dos aspectos da linguagem que media os conceitos químicos. Neste trabalho abordamos a seguinte problemática: quais são as potencialidades didáticas da utilização de um software educacional para aprendizagem do conceito de oxirredução em metais por estudantes do Ensino Médio. Essa pesquisa, de caráter qualitativo, foi desenvolvida com sete estudantes do terceiro ano do Ensino Médio de um Colégio Estadual localizado no município de Tamboara/PR, no período de abril à maio de 2016, e teve como principal objetivo analisar uma proposta metodológica referente à experimentação atrelada à tecnologia da informação e da comunicação (TIC), acerca do conceito de oxirredução em metais, que envolveu o uso de um software apropriado. Os resultados foram analisados com base na Teoria da Ação Mediada, de James Wertsch e após analisarmos os mesmos, encontramos vários níveis de Domínio (fraco, moderado e forte), bem como vários níveis de Apropriação (fraco, moderado e forte). Segundo Wertsch (1999) ao dominar ou apropriar-se o sujeito obtém uma significação dos conceitos aprendidos, nesse caso, processos de oxirredução. Fato esse, nos revela que o processo o qual foi mediado durante o ensino, superou a informação e possibilitou ao aluno a obtenção do conhecimento da totalidade dos processos oxidativos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Exatas e da Terrapt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical167 ppt_BR
dc.subject.cnpq2Matemáticapt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exataspt_BR
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000226161.pdf4,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.