Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4487
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDoherty Andradept_BR
dc.contributor.authorBattalini, Lucia Inespt_BR
dc.date.accessioned2018-04-23T19:22:46Z-
dc.date.available2018-04-23T19:22:46Z-
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4487-
dc.description.abstractThe main objective of this research was to identify that knowledge mobilize, in classroom, two teachers of Mathematics in Basic Education, for this, was necessary a deepened study about: of the main trends of the Mathematical Education; of the elements that characterize the didactic knowledge of the professor of Mathematics; e still, on the methodological strategies for the education of the Mathematics indicated by the Curricular Lines of direction of Mathematics of the State of the Paraná: Resolution of Problems, Etnomathematic, Mathematical Modeling, Technological Medias and History of the Mathematics. The inquiry was carried through with two teachers of Mathematics, of the State net of Education to the Regional Nucleus of Education of Paranavaí/Paraná, in the period of November of 2006 the July of 2007, in group of 5ª and 6ª grades of basic education. The adopted methodological procedure was the study of case of qualitative, therefore it is about a study in depth of a situation without the intention of change it the context where if it finds, without producing generalizations. The data had been collected by means of a complementary questionnaire, interviews, comments in classroom, materials as: planning, notebook of pupils and didactic book. Of ownership of these materials we look for to identify what we consider as component basic of the didactic knowledge of the professor: the knowledge of the Mathematics, the knowledge of the resume, the knowledge of the pupil and its processes of learning and the knowledge of the instructional processes. The results of this study had indicated that the particular form that each professor adopts to propitiate the learning of its pupils and the form who mobilize definitive methodological strategies are a composition of the elements that its didactic knowledge composes and is supported by the conceptions of the Mathematics, of its education and learning that constitutes the pedagogical idea of each teacher.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectConhecimentos didáticospt_BR
dc.subjectEstratégias metodológicaspt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectFormação de professores de Matemáticapt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectDidactic formationen
dc.subjectKnowledgeen
dc.subjectMethodological Strategiesen
dc.subjectMathematical Educationen
dc.subjectBrazil.en
dc.titleProfessores de matemática e os saberes mobilizados em sala de aula : um estudo de caso.pt_BR
dc.title.alternativeTeachers of mathematics and knowledges in the classroom : a case study.en
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Maria Aparecida Rodrigues - UEM
dc.contributor.referee2Dionísio Burak - UNICENTRO
dc.description.resumoO principal objetivo deste estudo foi identificar que conhecimentos mobilizam, em sala de aula, duas professoras de matemática no ensino fundamental, para isso, foi necessário um estudo aprofundado acerca das principais tendências da Educação Matemática; dos elementos que caracterizam o conhecimento didático do professor de Matemática; e ainda, sobre as estratégias etodológicas para o ensino da Matemática indicadas pelas Diretrizes Curriculares de Matemática do Estado do Paraná: Resolução de Problemas, Etnomatemática, Modelagem Matemática, Mídias Tecnológicas e História da Matemática. A investigação foi realizada com duas professoras de Matemática, da rede Estadual de Ensino jurisdicionado ao Núcleo Regional de Educação de Paranavaí-Paraná, no período de novembro de 2006 a julho de 2007, em turmas de 5ª séries e em uma de 6ª do ensino fundamental. O procedimento metodológico adotado foi o estudo de caso de cunho qualitativo, pois se trata de um estudo em profundidade de uma situação sem a intenção de alterá-la no contexto em que se encontra, sem produzir generalizações. Os dados foram coletados por meio de um questionário, entrevistas, observações em sala de aula, materiais complementares como: planejamento, caderno de alunos e livro didático. De posse destes materiais procuramos identificar os componentes fundamentais do conhecimento didático do professor: o conhecimento da Matemática, o conhecimento do currículo, o conhecimento do aluno e seus processos de aprendizagem e o conhecimento dos processos instrucionais. Os resultados deste estudo indicaram que a forma particular que cada docente adota para propiciar o aprendizado de seus alunos e a forma que mobilizam determinadas estratégias metodológicas é uma composição dos elementos que compõe o seu conhecimento didático e é sustentada pelas concepções da Matemática, de seu ensino e aprendizagem que constitui o ideário pedagógico de cada docente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Exatas e da Terrapt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical2 vpt_BR
dc.subject.cnpq2Matemáticapt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exataspt_BR
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000166280.pdf1,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.