Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4488
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDoherty Andradept_BR
dc.contributor.authorSantos, Valdirene Maria dospt_BR
dc.date.accessioned2018-04-23T19:22:46Z-
dc.date.available2018-04-23T19:22:46Z-
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4488-
dc.description.abstractThis study aims at studying Prova Brasil in order to identify some of the decisive factors to establish a good quality Mathematics instruction, particularly to students in elementary public schools in the city of Maringá. A brief education historical background opens our study being then followed by a discussion on both education and instruction quality.Some official indicators from public policies for educational assessment are presented, such as Prova Brasil, SAEB (Elementary Education Assessment System); instruction quality indicator, IDEB (Elementary Education Development Rate) and the international assessment PISA (International Program for School Performance Assessment); we sequently report data revealed from those indicators and assessments from 2005 to 2011. We investigate the relationship between economic capital and family culture and performance in Mathematics, taking into account only students in the fifth grade. In order to widely write on the subjetc we briefly introduced the concepts of Cultural, Economic and Social Capital under the view of sociologists such as Pierre Bourdieu and James Coleman whose theories supported the qualitative content. We present the results of our studies on two city schools seeking to establish factors that could not be statistically detected. Our main result points that the higher the levels for Cultural, Economic and Family Capitals the higher the average marks recorded for Mathematics, identifying a positive association between such variables and school performance. We used microdata from ?Prova Brasil? 2011 provided by INEP (Anísio Teixeira National Institute of Research in Education) and in order to treat such data we used SAS software.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectQualidade de ensinopt_BR
dc.subjectProva Brasilpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectMaringápt_BR
dc.subjectParaná (Estado)pt_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectInstruction qualityen
dc.subjectProva Brasilen
dc.subjectMathematicsen
dc.subjectMaringáen
dc.subjectStateen
dc.subjectParanáen
dc.subjectBrazil.en
dc.titleProva Brasil : alguns fatores determinantes da qualidade de ensino de matemática das escolas públicas do município de Maringá-PRpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Maria Raquel Miotto Morelatti - UNESP
dc.contributor.referee2Regina Maria Pavanello - UEM
dc.description.resumoEste trabalho tem como objeto de estudo a Prova Brasil e como objetivo identificar alguns fatores determinantes para a qualidade do ensino de matemática, especificamente, para os alunos da rede pública do Ensino Fundamental do município de Maringá. Iniciamos este estudo fazendo um breve histórico da educação no Brasil, em seguida, discutimos sobre a qualidade de ensino e a qualidade de educação. Apresentamos alguns indicadores oficiais das políticas públicas de avaliação educacional, como a Prova Brasil, SAEB- Sistema de Avaliação da Educação Básica; o indicador de qualidade de ensino, o IDEB- Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e a avaliação internacional PISA- Programa Internacional de Avaliação de Desempenho Escolar e relatamos sobre os dados revelados desses indicadores e avaliações no período de 2005 a 2011. Como objetivo de nosso trabalho investigamos a relação entre capital econômico e cultural familiar e o desempenho na disciplina de matemática, considerando apenas alunos do 5º ano. Para tornar o texto mais completo, fizemos uma breve introdução sobre o conceito de Capital Cultural, Econômico e Social na visão dos sociólogos Pierre Bourdieu e James Coleman que deram suporte teórico ao trabalho quantitativo. Apresentamos o resultado de nossa observação em duas escolas do município, tal observação teve por objetivo determinar fatores que não foram ou não puderam ser detectados estatisticamente. O nosso principal resultado indica que quanto maior o nível do Capital Cultural e Econômico Familiar maior a média registrada na disciplina de matemática, identificando uma positiva associação entre essas variáveis e o desempenho escolar. Utilizamos os microdados da Prova Brasil 2011 fornecido pelo INEP- Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa em Educação Anísio Teixeira. Para o tratamento desses dados, usamos o software específico SAS.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Exatas e da Terrapt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical168 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Matemáticapt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exataspt_BR
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000208127.pdf2,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.