Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4491
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLuzia Marta Bellinipt_BR
dc.contributor.authorSantos, Neuza Batista dospt_BR
dc.date.accessioned2018-04-23T19:22:46Z-
dc.date.available2018-04-23T19:22:46Z-
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4491-
dc.description.abstractSocial representations in Science teaching by primary school teachers from the Education Nucleus of Maringá, Maringá PR Brazil, are investigated. Research aims comprised a) identification of social representations of teaching Science within teachers? discourse; b) pinpointing their consequences in the teaching of Science. Qualitative approach employed a half-structured interview and the subjects were 24 Primary School teachers who have a degree in Science and taught Science. Discourse on the teaching of Science was analyzed by Moscovici?s (2009) Theory of Social Representations through Bardin?s (1977) contents analysis. Research results show that teachers are concerned with contents found in the textbook, students? daily life, news broadcasted by the media, and not necessarily understood as linked to the scientific field. The above practice materializes planning rather than the students? whole formation. Teaching is highly traditional, with scanty criticism, no deepening of basic knowledge, without any spirit of discovery or any debates for more citizenship awareness. Interviewed teachers failed to indicate important and decisive knowledge for the students? scientific formation. In fact, they are more tuned to the school organization?s point of view than with the teaching of Science. This type of teaching does not have any commitment with going beyond initial or ingenuous Science representations. Research suggests that changes in SR requires a) another type of Science teacher profile (open to new methods; researchers); b) an understanding of what may be done in the classroom with regard to teaching methodology in Science, Discourse and Interactive Education from the point of view of knowledge items and psychosocial mechanism; c) an awareness that the tradition school organization model is not the only resource that teachers have to teach Science.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectCiênciaspt_BR
dc.subjectRepresentações sociaispt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectSciencesen
dc.subjectSocial representationsen
dc.subjectTeachersen
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectBasic educationen
dc.subjectBrazil.en
dc.titleRepresentações sociais no ensino de ciências por professores da educação básicapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Silmara Sartoreto de Oliveira - UEL
dc.contributor.referee2Álvaro Lorencini Júnior - UEL
dc.description.resumoNesta pesquisa apresentamos o estudo das Representações Sociais sobre o ensino de ciências por professores da Educação Básica do Núcleo de Educação de Maringá. Nossos objetivos foram: a) identificar as Representações Sociais do ensino de ciências no discurso dos professores; b) apontar as conseqüências destas no ensino de ciências. A abordagem foi qualitativa com o uso da entrevista semiestruturada. Os sujeitos foram 24 professores da Educação Básica que trabalham com o conteúdo de ciências e que são formados em ciências. O discurso deles sobre o ensino de ciências foi analisado com base na Teoria das Representações Sociais de Moscovici (2009) mediante a análise de conteúdo de Bardin (1977). Como resultados, a pesquisa aponta que os professores se preocupam em ensinar algo vinculado ao livro didático, ao cotidiano dos alunos, ao que a mídia dissemina, não necessariamente compreendidos como parte do campo científico. Esta prática responde ao cumprimento de planejamentos mais do que à formação integral do aluno. O ensino acontece numa perspectiva tradicional, tem pouco compromisso com a crítica, com o aprofundamento dos conhecimentos básicos, com o espírito da descoberta e com a importância dos debates para a cidadania. Os professores entrevistados não apontaram os conhecimentos importantes e decisivos para a formação científica do aluno; estão articulados mais com o ponto de vista da organização escolar do que com o ensino de ciências. Este ensino acontece descomprometido com a superação de representações iniciais ou ingênuas das ciências. A pesquisa sugere que a mudança nas RS exige: a) outro perfil de professores de ciências (abertos ao novo, pesquisadores); b) uma compreensão do que pode ser feito na sala de aula em termos de metodologia de ensino em ciências, de linguagem e de interação educativa, tanto do ponto de vista dos objetos de saber ensinados quanto dos mecanismos psicossociais; c) a consciência de que o modelo de organização escolar tradicional não pode ser o único recurso do professor que quer ensinar ciências.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Exatas e da Terrapt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical81 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Matemáticapt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exataspt_BR
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000211309.pdf3,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.