Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4493
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAna Lúcia Olivo Rosas Moreirapt_BR
dc.contributor.authorMasini, Elís Reginapt_BR
dc.date.accessioned2018-04-23T19:22:46Z-
dc.date.available2018-04-23T19:22:46Z-
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4493-
dc.description.abstractThe human being, during life, faces difficulties to adapt himself to conditions in a society which is in development. It means he has the necessity to prepare himself for temporary certainties of the world, over unlimited knowledge and unpredictable situations. In this context, and based on the assumption that the main objective of education is to capacitate the man with cultural elements, the teacher and the university's function tacitly contributes to building a better society. Thus, the teacher is a key element in this context, and needs an extensive training. However, studies have shown that the university teacher learns to be like that by a process of socialization by the intuition or following other teachers' routine. Accordingly, this study aimed to understand the process and the production of knowledge of a group of teachers who work in higher education in the Course of Biological Sciences - Graduate Qualification. The focus of the discussion was the link between the knowledge acquired in training and the practice of teaching. Guided by testimonials, rescued by questionnaires and semi structured interviews with teachers, followed by a methodology guided by qualitative research with the focus on the analysis of discourse, in Foucault optics. In the data analyzed, it may be observed that the teacher in higher education, in particular in the Course of Biological Sciences - Graduate Qualification, in the absence of a specific teacher training, acquires experience and knowledge to solve everyday conflict situations in the teaching and learning process, promoting a new way of acting determining its own conduct of concepts reorganized in a different practice thus producing new professional knowledge.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectConhecimento adquiridopt_BR
dc.subjectPrática universitáriapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectProfessor universitáriopt_BR
dc.subjectSaberes docentespt_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectUniversity professoren
dc.subjectTeacher knowledgeen
dc.subjectBrazil.en
dc.titleSaberes docentes do ensino superior : desvelando saberespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Maria Isabel da Cunha - UNISINOS
dc.contributor.referee2Maria Julia Corazza - UEM
dc.description.resumoO ser humano por toda a vida enfrenta dificuldades para se adaptar às condições exigidas por uma sociedade em desenvolvimento. Isto significa que ele, tem a necessidade de preparar-se para um mundo de certezas provisórias, de conhecimentos ilimitados e situações imprevisíveis. Em meio a esse contexto, e com base no pressuposto que o principal objetivo da educação está em capacitar o homem com elementos culturais, a figura do docente e da universidade contribui tacitamente para a construção de uma sociedade melhor. Desse modo, o professor é um elemento primordial neste contexto, e carece de uma ampla formação. Entretanto estudos têm mostrado que o professor do ensino superior aprende a sê-lo mediante um processo de socialização em parte intuitiva ou seguindo a rotina dos outros. Nestes termos, o presente trabalho objetivou compreender o processo e a produção de saberes de um grupo de professores que atuam no ensino superior do Curso de Ciências Biológicas - Habilitação Licenciatura. O foco da discussão foi a articulação entre os saberes adquiridos na formação e no exercício da docência. Guiados por depoimentos, resgatados por questionários e entrevistas semi-estruturadas com os professores, seguiu-se uma metodologia norteada pela pesquisa qualitativa com princípios da análise de discurso, na ótica Foucault. Nos dados analisados, observa-se que o professor no ensino superior e, em particular no Curso de Ciências Biológicas - Habilitação Licenciatura, na ausência de uma formação docente específica, mobiliza saberes da experiência para solucionar situações conflituosas do dia-a-dia no processo de ensino e aprendizagem, promovendo um novo modo de ações, determinando condutas próprias de reorganização de conceitos em uma práxis diferenciada produzindo novos saberes profissionais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Exatas e da Terrapt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical93 f. +pt_BR
dc.subject.cnpq2Matemáticapt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exataspt_BR
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000180876.pdf598,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.