Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4495
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAna Lúcia Olivo Rosas Moreirapt_BR
dc.contributor.authorSelem, Sara Lúcia Orlatopt_BR
dc.date.accessioned2018-04-23T19:22:46Z-
dc.date.available2018-04-23T19:22:46Z-
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4495-
dc.description.abstractThe Reserve Municipal Park of Cinquentenário, located in the municipal of Maringá - PR, suffers of countless environmental problems, compromising the conservation of this rain forest remaining. The present work sought to extract from the surrounding residents, through semi structured interviews, information about the reserve. On the developing of a guided interpretative trail as the practice of environmental education. It is characterized as a qualitative research, witch analysis of the results was based on the principles of content analysis. Aimed to engage with that community some environmental concepts during the activity of a guided interpretive trail. This was drawn with six stops, represented by the benchmarks, which point to the historical aspects of the reserve; forest ecology, exotic species; culture of waste, stream Mandacaru and participant evaluation. The work was developed using the potential of the surrounding landscape of the reserve. With the participation of 10 residents. The results showed that, through socialization of knowledge among stakeholders, the recognition of this work by the joint activity to complement the references on the conservation unit environment was possible. The themes worked in different landmarks, contributed to validate an environmental practice of educational activity with visitors, but also for the thematic extension of this action in the planned track, implementing research and future practice of environmental education in this Conservation Unit.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectInterpretação Ambientalpt_BR
dc.subjectPlanejamento de Trilhapt_BR
dc.subjectUnidade de Conservaçãopt_BR
dc.subjectComunidade do Entornopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectProteção ambientalpt_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectEnvironmental interpretationen
dc.subjectPlanning trailen
dc.subjectSurrounding communityen
dc.subjectBrazil.en
dc.titleTrilha interpretativa como instrumento para educação ambiental : estudo no entorno do Parque do Cinqüentenário, Maringá - PRpt_BR
dc.title.alternativeInterpretive Trail as an Instrument for Environmental Education: study surrounding the fiftieth anniversary of the park, Maringá - PRen
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Virginia Iara de Andrade Maistro - UEL
dc.contributor.referee2Álvaro Lorencini Júnior - UEL
dc.contributor.referee3Maria Aparecida Rodrigues - UEM
dc.description.resumoA reserva urbana do Parque Municipal do Cinquentenário, localizada no município de Maringá - PR, sofre inúmeros impactos ambientais, comprometendo a conservação deste importante remanescente de Mata Atlântica. O presente trabalho buscou extrair dos moradores do entorno do Parque, por meio de entrevistas semiestruturadas, informações sobre a reserva. Estes dados objetivaram ampliar os temas em uma trilha interpretativa para a prática de Educação Ambiental. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, cuja análise dos resultados baseou-se nos princípios de análise de conteúdos. Dentro de sua metodologia dialogou-se com a comunidade do entorno da reserva alguns conceitos socioambientais durante a atividade de uma trilha interpretativa guiada. Esta foi elaborada com seis paradas, representadas pelos marcos referenciais, os quais apontam aspectos relacionados ao histórico da reserva, ecologia da floresta, espécie exótica, cultura do lixo, córrego Mandacaru e avaliação participante. O trabalho desenvolveu-se aproveitando o potencial de paisagem do entorno da Reserva. Contou com a participação de 10 moradores. Os resultados mostraram que, por meio da socialização dos saberes entre os envolvidos, foi possível o reconhecimento desse trabalho pela atividade conjunta ao complemento dos referenciais sobre o ambiente da unidade de conservação. As temáticas trabalhadas nos diferentes marcos contribuíram para validar uma prática socioambiental de ação educativa com os visitantes, como também para a ampliação temática desta ação na trilha planejada, implantando pesquisas e práticas futuras de Educação Ambiental nesta Unidade de Conservação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Exatas e da Terrapt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical116 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Matemáticapt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exataspt_BR
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000220540.pdf2,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.