Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4496
Autor(es): Figueiredo, Denise Fabiana
Orientador: Lilian Akemi Kato
Título: Uma proposta de avaliação de aprendizagem significativa em atividades de modelagem matemática na sala de aula
Banca: Elaine Cristina Ferruzzi - UTFPR
Banca: Adilson Oliveira do Espírito Santo - UFPA
Banca: Marcelo de Carvalho Borba - UNESP
Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem;Atividade de Modelagem Matemática;Aprendizagem significativa;Modelagem Matemática;Educação matemática;Brasil.;Learning Evaluation;Significant Learning;Activity of Mathematical Modeling;Brazil.
Data do documento: 2013
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Resumo: Dentre as dificuldades enfrentadas por pesquisadores e professores, para a inserção da Modelagem Matemática na sala de aula, destacamos, nesta pesquisa, a carência de um instrumento avaliativo da aprendizagem do aluno em atividades fundamentadas nesta estratégia de ensino. O texto de Borba, Meneghetti e Hermini (1999) propõe cinco critérios para a avaliação de uma atividade de Modelagem Matemática que fundamentou nossa busca de possíveis elementos avaliativos da aprendizagem do aluno, em atividades de Modelagem Matemática, que pudesse ser implementados em sala de aula. A partir da análise destes cinco critérios, que avaliam o sucesso de uma atividade de Modelagem, construímos três parâmetros norteadores para a avaliação da aprendizagem significativa do aluno, em atividades de Modelagem Matemática desenvolvidas na sala de aula. Esta proposta, de avaliação, deve contribuir para a inserção da Modelagem Matemática na sala de aula, uma vez que fornece subsídios aos professores desde o planejamento da atividade até a avaliação da aprendizagem significativa dos alunos.
Abstract: Among the difficulties faced by researchers and teachers, for the inclusion of mathematical modeling in the classroom, this research highlighted the lack of assessment tool for student learning activities based on this teaching strategy. The text of Borba, Meneghetti and Hermini (1999), in which the authors propose five criteria for evaluating a mathematical modeling activity, based on the elements for possible assessment of student learning activities in mathematical modeling, which could be implemented in the classroom. From the analysis of these five criteria, which evaluate the success of a modeling activity, built three guiding parameters to assess the student in meaningful learning activities developed mathematical modeling in the classroom. This proposal, evaluation, shall contribute to the integration of mathematical modeling in the classroom, as it provides subsidies to teachers planning for assessment of students' learning meaningful.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4496
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000203043.pdf39,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.