Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4496
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLilian Akemi Katopt_BR
dc.contributor.authorFigueiredo, Denise Fabianapt_BR
dc.date.accessioned2018-04-23T19:22:47Z-
dc.date.available2018-04-23T19:22:47Z-
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4496-
dc.description.abstractAmong the difficulties faced by researchers and teachers, for the inclusion of mathematical modeling in the classroom, this research highlighted the lack of assessment tool for student learning activities based on this teaching strategy. The text of Borba, Meneghetti and Hermini (1999), in which the authors propose five criteria for evaluating a mathematical modeling activity, based on the elements for possible assessment of student learning activities in mathematical modeling, which could be implemented in the classroom. From the analysis of these five criteria, which evaluate the success of a modeling activity, built three guiding parameters to assess the student in meaningful learning activities developed mathematical modeling in the classroom. This proposal, evaluation, shall contribute to the integration of mathematical modeling in the classroom, as it provides subsidies to teachers planning for assessment of students' learning meaningful.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.subjectAtividade de Modelagem Matemáticapt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectModelagem Matemáticapt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectLearning Evaluationen
dc.subjectSignificant Learningen
dc.subjectActivity of Mathematical Modelingen
dc.subjectBrazil.en
dc.titleUma proposta de avaliação de aprendizagem significativa em atividades de modelagem matemática na sala de aulapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Elaine Cristina Ferruzzi - UTFPR
dc.contributor.referee2Adilson Oliveira do Espírito Santo - UFPA
dc.contributor.referee3Marcelo de Carvalho Borba - UNESP
dc.description.resumoDentre as dificuldades enfrentadas por pesquisadores e professores, para a inserção da Modelagem Matemática na sala de aula, destacamos, nesta pesquisa, a carência de um instrumento avaliativo da aprendizagem do aluno em atividades fundamentadas nesta estratégia de ensino. O texto de Borba, Meneghetti e Hermini (1999) propõe cinco critérios para a avaliação de uma atividade de Modelagem Matemática que fundamentou nossa busca de possíveis elementos avaliativos da aprendizagem do aluno, em atividades de Modelagem Matemática, que pudesse ser implementados em sala de aula. A partir da análise destes cinco critérios, que avaliam o sucesso de uma atividade de Modelagem, construímos três parâmetros norteadores para a avaliação da aprendizagem significativa do aluno, em atividades de Modelagem Matemática desenvolvidas na sala de aula. Esta proposta, de avaliação, deve contribuir para a inserção da Modelagem Matemática na sala de aula, uma vez que fornece subsídios aos professores desde o planejamento da atividade até a avaliação da aprendizagem significativa dos alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Exatas e da Terrapt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical122 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Matemáticapt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exataspt_BR
Appears in Collections:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000203043.pdf39,88 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.