Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4501
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLilian Akemi Katopt_BR
dc.contributor.authorUmbezeiro, Bruno Marcondespt_BR
dc.date.accessioned2018-04-23T19:22:48Z-
dc.date.available2018-04-23T19:22:48Z-
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4501-
dc.description.abstractThis study aims to present an interpretation about process of formulating hypotheses in Mathematical Modeling, within the mathematics education context - bu means of the theoretical assumptions of de role played the French philosopher and mathematician Jules Henri Poincaré (1854-1912), about the role played by the hypothesis in scientific knowledge. From descriptions of the proceedings for modeling, focusing on the stage of abstraction put in relief the formulation of hypotheses while bounding the moldable reality mathematically. discorrmos on the role of mathematical models in science education, emphasizing that these are commonly understood as arguments that promote the spread of the idea that scientific knowledge is ready and finished. Interpret formulção hypotheses under three mathematical modeling problems in the context of mathematics education, drawing upon the design and poincareriana classification of hypotheses. Finally, we relate our interpretation with the principles of Science Education and present understandings that support the demystification of unquestionable character of mathematical models in science education from a vision that takes into account the holistic nature, flexible and non-deterministic process of constitution of of scientific knowledge.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectModelagem matemáticapt_BR
dc.subjectEducação científicapt_BR
dc.subjectHipótesept_BR
dc.subjectModelos matemáticospt_BR
dc.subjectPoincarépt_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectMathematics educationen
dc.subjectMathematical modelingen
dc.subjectScience educationen
dc.subjectHypothesisen
dc.subjectMathematical modelsen
dc.subjectPoincaréen
dc.subjectBrazil.en
dc.titleUm estudo sobre a formulação de hipóteses na Modelagem Matemática na Educação Matemática à luz dos pressupostos de Poincarépt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Lourdes Maria Werle de Almeida - UEL
dc.contributor.referee2Luiz Roberto Evangelista - UEM
dc.contributor.referee3Valdeni Soliani Franco - UEM
dc.description.resumoNeste estudo, apresentamos uma interpretação do processo de formulação de hipóteses na Modelagem Matemática, contextualizada na educação Matemática, a partir dos pressupostos teóricos defendidos pelo filósofo e matemático francês Jules Henri Poincaré (1854-1912), acerca do papel desempenhado pela hipótese no conhecimento científico. Partindo de descrições referentes ao processo de modelar, tendo como foco a etapa da abstração colocamos em relevo a formulação de hipóteses enquanto delimitadora da realidade modelável matematicamente. discorremos sobre o papel dos modelos matemáticos na Educação científica, ressaltando que estes são, comumente, compreendidos como argumentos que promovem a disseminação da idéia de que o conhecimento científico é pronto e acabado. Interpretamos a formulação de hipóteses no âmbito de três problemas de Modelagem Matemática no contexto da Educação Matemática, valendo-nos da concepção e classificação poincareriana das hipóteses. Por fim, relacionamos nossa interpretação com os princípios da Educação Científica e apresentamos compreensões que subsidiam a desmistificação do caráter inquestionável dos modelos matemáticos na Educação Científica, a partir de uma visão que leva em consideração a natureza holística, flexível e não determinística do processo de constituição do conhecimento científico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Exatas e da Terrapt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical107 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Matemáticapt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exataspt_BR
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000216637.pdf5,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.