Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4504
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRegina Maria Pavanellopt_BR
dc.contributor.authorPeron, Luciana Del Castanhelpt_BR
dc.date.accessioned2018-04-23T19:22:48Z-
dc.date.available2018-04-23T19:22:48Z-
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4504-
dc.description.abstractThe student's mistakes are seeing, in a lot of times, like something negative, due only about their personal failure in relation to the learning of certain subject, something totally isolated from its teaching contexts. However, search done in the way of Mathematics Education show to the vision of this errors, like an opportunity to the teacher look into the building process of the student's knowledge. This way the error pass to be seeing like an stage in its knowledge process, as motivation of reflexes about its discipline, position that is absent in the majority of institutions tuition of knowledge and in the pedagogic practice of a lot of teachers like showing in some research as Pinto(2000) and Cury ( 2004). In despite of that, became necessary the chance of aptitudes of the teachers in relation to the treatment of errors in their practice. This change can be the departure's point like an investigate and reflexive teacher's aptitude about its work, looking, with this to promote the student's knowledge. The present search investigated the impact of a collaborative work to the continuous formation of a mathematics teacher, search's partner, in the scope of understanding the errors done by the students and application of activities that collaborate to the student's overrun. The search, of qualitative imprint, was done in a State School in the Municipe of Medianeira -Pr, having as collaborators the students of two groups of fifth grade. The analysis of the datas revealed the influence of the performed work in the promotion of some chances in the teacher's practice in relation to the effective participation of the students during the classes. Although this chances haven't been radical and immediate , was possible to conclude to its occurrence and to the relevant, because, despite of the reluctances of the teacher , little by little, they were each time more presents in the classes. We believe that the realized work has engaged the teacher with the continuity of changes that will contribute to the improvement to the donation of an educational practice that take the student to the central axis.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectAnálise de errospt_BR
dc.subjectEnsino aprendizagem.ducação Matemáticapt_BR
dc.subjectAnálise de errospt_BR
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpt_BR
dc.subjectTrabalho colaborativopt_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectMathematics educationen
dc.subjectErrors Analysisen
dc.subjectTeacher s formationen
dc.subjectProfessional developmenten
dc.subjectCollaborative worken
dc.subjectBrazil.en
dc.titleUm processo de pesquisa em colaboração e a formação continuada de professora de matemática a respeito dos erros de seus alunospt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Leny Rodrigues Martins Teixeira - UNESP
dc.contributor.referee2Luzia Marta Bellini - UEM
dc.description.resumoOs erros dos alunos são vistos, muitas vezes, como algo negativo, decorrente apenas de seu insucesso pessoal em relação ao aprendizado de certo tema, algo totalmente isolado do contexto de ensino e aprendizagem. No entanto, pesquisas realizadas no campo da Educação Matemática apontam para uma visão do erro como oportunidade para o professor investigar o processo da construção do conhecimento pelo aluno. Dessa forma o erro passa a ser visto tanto como um estágio no seu processo de aprendizagem, como motivador de reflexões sobre a disciplina, posição esta ausente na maioria das instituições de ensino e na prática pedagógica de muitos professores como atestam pesquisas como a de Pinto (2000) e Cury (2004). Por este motivo, torna-se imprescindível a mudança de atitude dos docentes em relação ao tratamento do erro em sua prática docente. Tal mudança pode ter como ponto de partida uma atitude investigativa e reflexiva do professor sobre sua prática docente, visando, com isso, a promover a aprendizagem de seus alunos. A presente pesquisa investigou o impacto de um trabalho colaborativo para a formação continuada de uma professora de matemática, parceira a pesquisa, no âmbito da compreensão dos erros cometidos pelos alunos e da proposição e aplicação de atividades que contribuam para sua superação. A pesquisa, de cunho qualitativo, foi realizada em um colégio estadual do município de Medianeira - PR, tendo como colaboradores alunos de duas turmas de quinta série. A análise dos dados revelou a influência do trabalho realizado na promoção de algumas mudanças na prática da professora em relação à participação efetiva dos alunos durante as aulas. Embora estas mudanças não tenham sido radicais e imediatas, foi possível concluir pela sua ocorrência e pela sua relevância porque, apesar das relutâncias da professora, pouco a pouco elas foram cada vez mais presentes em suas aulas. Acreditamos que o trabalho realizado tenha comprometido a professora com a continuidade de mudanças que irão contribuir para seu aperfeiçoamento e para a adoção de uma prática educativa que toma o aluno como eixo central.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Exatas e da Terrapt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical237 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Matemáticapt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exataspt_BR
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000180898.pdf2,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.