Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4507
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOurides Santin Filhopt_BR
dc.contributor.authorSoares, Maria Aparecida do Carmo Padullapt_BR
dc.date.accessioned2018-04-23T19:22:48Z-
dc.date.available2018-04-23T19:22:48Z-
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4507-
dc.description.abstractThe chemical quantity "amount of substance" and its unity "mol" are badly understood by teachers and students of all levels, as attested by some research on this subject. Even in textbooks these concepts are introduced in a non-contextualized way, leading to a lack of comprehension. These two ideas are very important since they perform a conceptual bridge between the macro world of perceptible quantities (mass and volume of reactants) and the micro domain of the abstract and conceptual approach (atoms, molecules and number of particles participating in a chemical reaction). In this work we recover the historical evolution of stoichiometry since its origin, with the introduction of equivalent weight, by the end of the XVIII century until the consolidation of the chemical quantity "amount of substance", by the middle of the XX century. These two concepts deals with the same problem, e.g., the ratio among the amount of reactants that perform chemical reactions, but from two different (equivalentist and atomistic) points of view (different paradigms). The combination laws of Richter, Proust and Gay-Lussac, and the Dalton and Avogadro´s hypothesis are discussed, as well as the introduction, by Ostwald, in 1900, of the term "mol" as a unity of mass, in his equivalentist view. We stress that the complete understanding of "amount of substance" and "mol" can be achieved only if one comprehends the historical evolution from the continuous (mass and volume) to discrete (atoms, molecules and number of particles) concepts involved in chemical reactions.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectQuantidade de matéria (Mol)pt_BR
dc.subjectConceitos científicospt_BR
dc.subjectHistória da ciênciapt_BR
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.subjectRevolução industrialpt_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectHistory of chemistryen
dc.subjectAmount of substanceen
dc.subjectMolen
dc.subjectBrazil.en
dc.titleA grandeza "quantidade de matéria" e sua unidade "mol" : uma proposta de abordagem histórica no processo de ensino-aprendizagempt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Aguinaldo Robinson de Souza - UNESP
dc.contributor.referee2Regina Maria Pavanello - UEM
dc.description.resumoPesquisas conduzidas em diversos países mostram que as concepções de "quantidade de matéria" e de sua unidade, o "mol", não são corretamente compreendidas por professores do Ensino Médio. Como conseqüência, não são corretamente introduzidas e debatidas com os alunos em sala de aula. Compreender o conceito de mol se faz necessário porque permite a transposição de um mundo invisível para a realidade cotidiana, possibilitando o entendimento das relações quantitativas existentes em termos microscópicos, entre as substâncias envolvidas numa transformação química. No presente trabalho se analisa a evolução histórica da estequiometria, desde suas origens com a introdução do conceito de peso equivalente no final do século XVIII até a introdução da grandeza fundamental "quantidade de matéria" em meados do século XX. Ambos os conceitos resolvem um antigo problema das proporções em massa com que se combinam as substâncias desde paradigmas distintos: o equivalentista e o atomista, respectivamente. Nesta análise se incluem as leis de Richter, Proust e Gay-Lussac, as hipóteses de Dalton e Avogadro e a invenção por Ostwald, em 1900, do termo "mol" como uma unidade de massa característica de cada substância de acordo com a sua visão equivalentista. Posteriormente, a comunidade científica alterou o seu significado adequando-o ao marco atomista e considerando o mol como a unidade de uma nova grandeza, a "quantidade de matéria", em 1961. Neste trabalho colocamos a hipótese de que as noções de "quantidade de matéria" e "mol" só poderão ser bem compreendidas, se os professores do ensino médio compreenderem bem o próprio processo histórico envolvido na passagem das concepções equivalentistas (partes por massa ou volume, portanto contínua) para concepção das reações proporcionais em número de partículas (logo, descontínua), e assim, percorremos as principais etapas históricas que conduziram a esta mudança.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Exatas e da Terrapt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical152 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Matemáticapt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exataspt_BR
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000153824.pdf853,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.