Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4508
Autor(es): Bilthauer, Marisa Inês
Orientador: Luzia Marta Bellini
Título: Imagens e argumentos ecológicos nos livros didáticos : que educação ambiental é construída?
Banca: Jozimar Paes Almeida - UEL
Banca: Regina Maria Pavanello - UEM
Palavras-chave: Educação ambiental;Metáfora e analogia;Livro didático;Ciências e biologia;Ecologia;Brasil;Ecology;Ambient Education;Didactical book;Metaphor and analogy;Brazil
Data do documento: 2007
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Resumo: Esta dissertação teve como objetivo analisar as analogias e metáforas de 12 livros didáticos acerca de Ecologia e Educação Ambiental; 4 livros de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental; 4 livros de 5ª a 8 séries do Ensino Fundamental e 4 livros do Ensino Médio. Metodologicamente realizamos o exame retórico dos temas ecologia e educação ambiental incluindo as ilustrações presentes nos livros. Como conclusão obtivemos: a) as metáforas harmonia e equilíbrio da natureza conferem às coleções analisadas concepções errôneas de ecossistema e ambiente; b) as metáforas população, comunidade, a noção de ecossistema, nicho, habitat, rede, teia são reduzidas à analogia de indivíduo, contradizendo o conceito de ecologia e ecossistema que tratam de dinâmicas populacionais e não individuais.
Abstract: This dissertation has as objective to analyze the analogies and metaphors of 12 books concerning Ecology and Ambient Education; 4 books from 1st to 4th series of the elementary school; 4 books from 5th to 8th also of the elementary school and 4 books from the secondary school. Methodologically we carry through the rhetorical examination of the subjects ecology and ambient education including illustrations gifts in those books. As conclusion we got: a) the metaphors harmony and balance of the nature confer to the analyzed collections of books wrong conceptions of ecosystem and environment; b) the metaphors population, community, the ecosystem notion, niche, habitat, net, web are reduced to the individual analogy, having contradicted the concept of ecology and ecosystem that deal with population and not individual dynamic.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4508
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000164369.pdf7,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.