Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4508
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLuzia Marta Bellinipt_BR
dc.contributor.authorBilthauer, Marisa Inêspt_BR
dc.date.accessioned2018-04-23T19:22:49Z-
dc.date.available2018-04-23T19:22:49Z-
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4508-
dc.description.abstractThis dissertation has as objective to analyze the analogies and metaphors of 12 books concerning Ecology and Ambient Education; 4 books from 1st to 4th series of the elementary school; 4 books from 5th to 8th also of the elementary school and 4 books from the secondary school. Methodologically we carry through the rhetorical examination of the subjects ecology and ambient education including illustrations gifts in those books. As conclusion we got: a) the metaphors harmony and balance of the nature confer to the analyzed collections of books wrong conceptions of ecosystem and environment; b) the metaphors population, community, the ecosystem notion, niche, habitat, net, web are reduced to the individual analogy, having contradicted the concept of ecology and ecosystem that deal with population and not individual dynamic.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectMetáfora e analogiapt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectCiências e biologiapt_BR
dc.subjectEcologiapt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectEcologyen
dc.subjectAmbient Educationen
dc.subjectDidactical booken
dc.subjectMetaphor and analogyen
dc.subjectBrazilen
dc.titleImagens e argumentos ecológicos nos livros didáticos : que educação ambiental é construída?pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Jozimar Paes Almeida - UEL
dc.contributor.referee2Regina Maria Pavanello - UEM
dc.description.resumoEsta dissertação teve como objetivo analisar as analogias e metáforas de 12 livros didáticos acerca de Ecologia e Educação Ambiental; 4 livros de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental; 4 livros de 5ª a 8 séries do Ensino Fundamental e 4 livros do Ensino Médio. Metodologicamente realizamos o exame retórico dos temas ecologia e educação ambiental incluindo as ilustrações presentes nos livros. Como conclusão obtivemos: a) as metáforas harmonia e equilíbrio da natureza conferem às coleções analisadas concepções errôneas de ecossistema e ambiente; b) as metáforas população, comunidade, a noção de ecossistema, nicho, habitat, rede, teia são reduzidas à analogia de indivíduo, contradizendo o conceito de ecologia e ecossistema que tratam de dinâmicas populacionais e não individuais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Exatas e da Terrapt_BR
dc.publisher.localMaringápt_BR
dc.description.physical80 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Matemáticapt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exataspt_BR
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000164369.pdf7,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.